23 agosto, 2011

Eles entraram atirando: Violência policial contra jovens em Maringá

A Anistia internacional no documento intitulado Brasil: Eles entram atirando: Policiamento em comunidades socialmente alertou que os excessos da policial nas cidades de Rio de Janeiro e São Paulo se repetem em diversas cidades brasileiras.
Segundo o documento, a maioria das vítimas da violência policial era constituída de jovens pobres, negros ou mestiços; muitos dos quais não possuíam antecedente criminal. Dos 17.900 jovens que foram assassinados pela polícia no ano 2002, 11.308 eram negros e pobres.
Em maio de 2005, uma pesquisa realizada pela Universidade Federal Fluminense demonstrou que 30% da população defendia a idéia de que “bandido bom é bandido morto”. Em abril de 2005, Marcelo Itagiba, então Secretário de Estado da Segurança Pública do Rio de Janeiro, declarou que: “Se a polícia fosse mais ativa mataria mais bandidos”.
Esse pano fundo, não difere da realidade de Maringá; onde no dia 24 de Agosto de 2011, haverá júri popular para julgar os policiais que executam o menino Rodrigo Sales, morador do bairro Santa Felicidade...continue lendo...

Nenhum comentário: