12 setembro, 2011

Aumento de Vereadores na cidade de Maringá

Por Paulo Vidigal
Demorei para tornar pública minha opinião sobre o aumento do número de vereadores. Mas a intensidade dos acontecimentos me obrigam à publicizar essa opinião.
O que está acontecendo é um dos maiores embustes na história da política maringaense. Organizações políticas, entidades, igrejas e a grande mídia tentam ganhar força numa onda que é fácil surfar. Afinal, quem seria contra na redução de gastos públicos? Essas organizações se dizem estar falando em nome da sociedade civil organizada: “Ouvimos a sociedade, ela não quer o aumento do número de vereadores”. Pergunto: por que em vários outros momentos da política local essas organizações também não ouviram a população? Por exemplo, quando verbas foram destinadas à construção do Parque do Japão, essas entidades foram ouvir a população para saber se concordavam com essa prioridade? Não. Teriam essas organizações ouvido a população para saber se ela concordava que fossem destinadas verbas do Hospital Municipal para a manutenção de parques e jardins? Também não. Qual foi a posição dessas organizações na época em que esses fatos aconteceram? Ouviram a população que era contra isso? A resposta é não. E tudo isso aconteceu, sem maiores alardes daqueles que hoje falam em nome da sociedade.
Essas entidades, que hoje falam em nome da população, usam o argumento da diminuição de gastos. Uma idéia à princípio atraente, mas desvia o foco de outras questões. A coisa é mais embaixo. Não falam, e sabem disso, que a verba repassada para a Câmara é fixa. Ou seja, o percentual repassado à Câmara vai continuar sendo o mesmo!
Usam o argumento de qualidade e não quantidade. Uma falácia. Aumentando a representatividade automaticamente estaríamos aumentando a possibilidade de candidatos “com qualidade” participarem da disputa. É ...continue lendo...

Nenhum comentário: