06 outubro, 2011

VI Ciclo de Conferências Filosofia e Vida Religiosa - “trabalho escravo e desmatamento na Amazônia”

Nesta segunda (10), às 19h, no auditório John Henry Newman (Biblioteca, do campus Prado Velho da PUCPR, acontecerá o quarto encontro do VI Ciclo de Conferências Filosofia e Vida Religiosa, que terá como conferencista o economista, cientista político e teólogo Frei Xavier Plassat, coordenador da campanha nacional contra o trabalho escravo. Plassat, que é agente da Comissão Pastoral da Terra, falará sobre o tema “trabalho escravo e desmatamento na Amazônia” e demonstrará como o problema do trabalho escravo continua uma chaga aberta na sociedade brasileira e no cenário internacional e, no caso do Brasil, está associado à destruição da Amazônia.
Por seu trabalho, Frei Xavier recebeu a Medalha Chico Mendes em 2006, o Prêmio Nacional de Direitos Humanos em 2008, da Presidência da República. Em 2009, por ocasição do ano da França no Brasil, frei Xavier foi homenageado pela Embaixada da França no Brasil, juntamente com Frei Henri des Roziers e Frei Jean Raguénès pela luta pelos direitos humanos. Em 2008 recebeu o prêmio contra a escravidão (Freedom Awards), concedido por uma das principais organizações mundiais na luta contra a escravidão contemporânea, a Free the Slaves, dos Estados Unidos. Na ocasião, recebeu o prêmio das mãos do arcebispo sul-africano Desmond Tutu, ganhador do Prêmio Nobel da Paz, uma das várias personalidades que participaram da cerimônia de premiação em Los Angeles.
Além desses reconhecimentos, Frei Xavier, que é francês e vive desde 1989 no norte do Brasil, viajou para inúmeros países, recebeu dezenas de condecorações e premiações. Trata-se de um dos maiores especialistas no assunto no mundo.
Maiores informações: 3271 2626 ou curso.filosofia@pucpr.br

Nenhum comentário: