05 janeiro, 2011

Reunião para discutir medidas contra a remoção das famílias em Sarandi-Pr

A CSP-CONLUTAS Central Sindical e Popular e o Movimento dos Trabalhadores por Moradia estão organizando a luta dos moradores do Mutirão que pretendem discutir e tomar medidas contra a remoção das famílias, da forma como vem sendo realizada pela Prefeitura de Sarandi no Paraná. Veja o informativo aqui e saiba mais sobre a luta desse povo.
REUNIÃO DOS MORADORES DO MUTIRÃO COM ADVOGADO DA CSP-CONLUTAS
Para dar continuidade à luta, antes de entrar com as medidas que estão sendo discutidas com os moradores, haverá uma reunião ampliada:
DIA 10 de janeiro (segunda-feira), ÀS 20h00!
No Salão da Igreja São Paulo Apóstolo

Papa nomea bispo para diocese de Paranavaí-Pr


O papa Bento XVI nomeou na manhã de hoje (5), bispo da diocese de Paranavaí (PR), o padre Geremias Steinmetz, 46, atual vigário geral da diocese de Palmas/Francisco Beltrão (PR).
A diocese de Paranavaí que pertence a Província Eclesiástica de Maringá, estava sem bispo desde o dia 6 de dezembro de 2009 com a transferência de dom Sérgio Aparecido Colombo para a diocese de Bragança Paulista (SP).
Monsenhor Geremias Steinmetz será o quarto bispo da diocese. Ele nasceu em 26 de fevereiro de 1965, em Sede Ouro, Sulina (PR). Em 1977 entrou para o Seminário Menor São João Maria Vianey, em Palmas (PR). No dia 9 de fevereiro de 1991, em sua terra natal, foi ordenado padre por dom Agostinho José Sartori.
Monsenhor Geremias é mestre em Liturgia pelo Instituto Santo Anselmo, em Roma, Itália. Já foi Vigário Paroquial na Catedral do Senhor Bom Jesus, em Palmas; Reitor do Seminário de Filosofia Bom Pastor e Diretor do Instituto Sapientia de Filosofia; Coordenador Diocesano da Ação Evangelizadora da Diocese de Palmas-Francisco Beltrão, e atualmente é membro do Conselho de Presbíteros, Conselho Diocesano de Formadores e Colégio de Consulares da diocese.

Sugestão de Leitura

Um histórico quase que comum das “mulheres de batalha”
“Deus está no corpo abusado e machucado de cada mulher” prostituta, afirmou a psicóloga Isabel Brandão Furtado, da coordenação da Pastoral da Mulher Marginalizada de Belo Horizonte. A Pastoral acompanha, há 25 anos, as cerca de 2 mil “mulheres da batalha” que trabalham, a cada noite, no centro da capital.
Ela observa que, antes de serem mulheres em situação de prostituição, “são mulheres pobres, são mães de família lutando sozinhas pela manutenção de seus filhos”. Ampliando o olhar, ela vê ali “pessoas que desde muito cedo convivem com a pobreza crônica e sua implicações: moradia, alimentação, saúde, escolaridade precária, famílias desestruturadas”. Leia aqui na íntegra

Notícia da Província Eclesiástica de Maringá


12 de feveiro: Dom Mamede toma posse como Bispo de Umuarama
Está marcada para o dia 12 de fevereiro de 2011, às 15h00, na Catedral Divino Espírito Santo, em Umuarama, a posse do 3º Bispo da Diocese de Umuarama, Dom Frei João Mamede Filho, OFMConv.
Dom Mamede, nomeado pelo papa Bento XVI no dia 24 de novembro de 2010, chega à Sede que está vacante desde o dia 07 de março de 2010, após um período de 11 meses e 1 dia em que Mons. José Dantas de Sousa esteve à frente da diocese, como Administrador Diocesano.
Entre as presenças confirmadas para a data da posse, estão: o presidente do Regional Sul II da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Moacyr José Vitti, arcebispo de Curitiba – PR; o cardeal, Dom Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo – SP; o presidente da Província Eclesiástica de Maringá (circunscrição que a Diocese de Umuarama pertence), o arcebispo de Maringá – PR, Dom Anuar Battisti. A estimativa, é de que mais de 2.000 pessoas estarão presentes à cerimônia.