07 janeiro, 2011

Estudantes podem cadastrar até quatro linhas no Passe Livre

A partir deste ano, os alunos de Maringá que utilizam o Passe Livre do Estudante poderão cadastrar até quatro linhas do transporte coletivo para o deslocamento entre a residência e a instituição de ensino. Criada no ano passado pelo vereador Humberto Henrique (PT), a nova medida amplia o benefício, que antes só permitia o cadastro de duas linhas, mantendo o limite de dois créditos diários. A intenção é oferecer mais opções aos estudantes e evitar a lotação dos ônibus nos horários de pico.
De acordo com a Secretaria Municipal de Transportes, os alunos que já possuem o passe livre devem preencher um formulário informando as novas linhas no momento da devolução do cartão para a recarga. Já para quem vai requerer o benefício a partir deste ano, as linhas deverão ser informadas ao fazer o cadastro, quando a Secretaria iniciar o procedimento para novos usuários.
Critérios
O Passe Livre do Estudante é concedido para alunos que moram em bairros onde não existem escolas nas proximidades, ou que apresentam declaração de inexistência de vaga nas escolas próximas, ou, ainda, que já estudavam no ano anterior na escola atual. Há também a necessidade de residir, pelos menos, 1,5 km de distância da instituição de ensino.
Segundo a Prefeitura, a legislação não permite o atendimento para modalidades de ensino como o pré-escolar, cursos profissionalizantes, curso pré-vestibular, pós-graduação e mestrado. Outras informações sobre o benefício são encontradas no Portal da Setran, disponível em http://www.maringa.pr.gov.br/

Sugestão de Leitura

O espetáculo desenvolvimentista e a tragédia da mortalidade infantil indígena - Iara Tatiana Bonin
Amanhece. Entre os diversos sons daquela manhã destaca-se um choro que atravessa a aldeia guarani de Itapuã. Mais uma criança nasce anunciando a vida em seu contínuo recomeço. Para alguns povos indígenas o nascimento antecipa o futuro e mostra que as divindades ainda acreditam que a existência humana vale à pena. Acolher as crianças, permitir que sejam felizes e que desejem permanecer entre os vivos é uma preocupação que, mais do que algo mítico ou ritual, se concretiza em práticas cotidianas de afeto e de atenção. Estes novos seres, que assumem a forma humana e se inserem no mundo, asseguram a continuidade e a vida na terra. Por isso mesmo as crianças são bem acolhidas e sua socialização é uma responsabilidade coletiva, da qual toma parte os pais, os avós, os líderes religiosos, enfim, uma comunidade educativa.
Na cultura ocidental contemporânea um nascimento pode adquirir diversos significados, e em geral também simboliza a esperança no futuro. Tanto é assim que, quando se projeta um mundo melhor, mais justo, mais humano, afirma-se que este é o legado a se deixar aos filhos. Acolher as crianças, protegê-las e torná-las partícipes de um conjunto de conquistas sociais são esforços empreendidos por qualquer cultura que não vislumbra para si o extermínio. No caso brasileiro, muitas leis, tratados, estatutos e normas foram criados para regular as relações sociais e para assegurar às crianças um amplo conjunto de direitos.
Mas apesar do aparato legal voltado à proteção e ao bem estar infantil, verificamos que as estruturas econômicas e políticas não...continue lendo...

Para Refletir

"Tudo pode ser mentira menos a verdade de que Deus é amor e de que toda a humanidade é uma só família" (Dom Pedro Casaldáliga)