28 janeiro, 2011

Sugestão de Leitura

Paulo: um novo sentido para a igreja de hoje
"A igreja de Paulo é, acima de tudo, comunidade"
Como sugestão de leitura apresento uma entrevista realizada pelo IHU da Unisinos (RS) com Jerome Murphy O'Connor, reconhecido mundialmente como uma autoridade no Novo Testamento, em particular as cartas de Paulo. E, é justamente Paulo o centro da conversa. Entre outras observações sobre a celebração do segundo milênio do nascimento de Paulo para os cristãos, O'Connor destaca que: "Paulo intima as igrejas de hoje a um novo sentido de realidade, que repudia o nominalismo e o verbalismo que costumam caracterizar as igrejas atuais." Confira a entrevista

Formandos da PUCPR Câmpus Maringá recebem o título na próxima semana

Quase 300 alunos da PUCPR Câmpus Maringá irão colar grau na próxima semana. A missa será realizada na segunda-feira (31), às 20h, na Catedral da cidade. Os formandos de Filosofia, Nutrição e Turismo irão receber o título no dia 1° de fevereiro. A colação dos cursos de Administração e Direito será nos dias 2 e 3 de fevereiro, respectivamente. Todas as cerimônias irão acontecer, às 20h, no Teatro Marista.

Dia Nacional de Combate ao Trabalho escravo é comemorado nesta sexta-feira


“Três fatores contribuem diretamente para que esta triste realidade ainda perdure: ganância, miséria, impunidade”.
Nesta sexta-feira, 28, o Brasil comemora o Dia de Combate ao Trabalho Escravo, data que teve início em 2004, após o assassinato de quatro funcionários do Ministério do Trabalho, quando apuravam denúncia de trabalho escravo na zona rural de Unaí, Minas Gerais. No Brasil este atentado contra a dignidade humana ainda vitima milhares de pessoas. Leia a notícia do Boletim da CNBB.

Sai hoje primeira lista de pré-selecionados para bolsa do ProUni

Hoje(28) o Ministério da Educação (MEC) divulga a lista dos pré-selecionados em primeira chamada para receber uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni). Mais de 1 milhão de candidatos se inscreveram para disputar uma das 123 mil bolsas oferecidas para o primeiro semestre de 2011.
Os aprovados devem comparecer às instituições de ensino para onde foram selecionados até 4 de fevereiro para matrícula e comprovação das informações prestadas durante as inscrições. A lista dos documentos que devem ser apresentados está disponível no site do programa.
Do total de bolsas oferecidas, 80,5 mil são integrais e 42,6 mil parciais, que cobrem 50% da mensalidade. As integrais são destinadas aos alunos com renda familiar mensal per capita de até 1,5 salário mínimo. As parciais são para os candidatos cuja renda familiar mensal per capita não passe de três salários mínimos.
Para participar do ProUni, é preciso ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou estabelecimento privado com bolsa integral. É necessário ainda ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010, atingido o mínimo de 400 pontos na média das cinco provas e não ter tirado zero na redação.
No dia 11 de fevereiro, será divulgada a lista dos pré-selecionados em segunda chamada, com prazo de comprovação de documentos até 17 de fevereiro. Caso ainda haja bolsas disponíveis, o MEC abrirá um novo período de inscrições entre os dias 21 e 24 de fevereiro. Quem já tiver conseguido uma bolsa na primeira etapa não poderá participar da segunda seleção.