01 fevereiro, 2011

Diferença entre namoro e união estável

Como saber se a relação configura um namoro ou uma união estável? É possível formalizar um documento para constituir um ou outro? Quais os direitos dos companheiros?
A diferença entre o namoro e a união estável é dúvida relevante de muitas pessoas, incluindo não só os leigos nas ciências jurídicas, mas também os estudantes de direito. Poderíamos classificar a diferença dos institutos em duas partes...continue lendo...

Saiba como enfrentar o assédio moral no ambiente de trabalho

Uma cena que acontece num ambiente onde um manda, o outro obedece. Muitas vezes por medo de perder o emprego. Leia aqui

Marceneiro lança livro “O Andarilho Vencedor” em Umuarama

O marceneiro, Alvino Jacomini, 50, irá lançar na próxima sexta-feira seu primeiro livro ficcional, intitulado "O Andarilho Vencedor". Mesmo enfrentando muitas dificuldades para escrever quando era garoto na escola, ele resolveu experimentar muitos anos depois as possibilidades da palavra, transpor os obstáculos e criar um enredo que transmitisse uma boa mensagem de vida aos leitores. O livro, que tem quase 500 páginas, começou a ser escrito em julho de 2007, escondido de sua família. No final de 2008 o romance estava pronto, em 2009 passou por uma revisão e só agora Alvino conseguiu editar por conta própria, através da editora paulistana Baraúna. O livro conta a história de um rapaz desacreditado no sistema imposto de empregado e que resolve largar tudo e se tornar um andarilho pelo Brasil. "Sempre tive essa vontade de viajar por todo o país. Acabei fazendo isso através do livro", conta. Mais informações

59 deputados federais que tomam posse são processados por crimes

Ao menos 59 dos 513 deputados federais que tomam posse nesta terça-feira (1º) chegam à Câmara na condição de réus em ações penais, ou seja, respondem a processos nos quais são acusados de crimes...continue lendo...

PUC-PR - Processo Seletivo com nota do ENEM PUCPR

Encerram nesta quinta-feira (3) as inscrições para Processo Seletivo da PUCPR com nota do Exame Nacional de Ensino Médio.
Formulário de inscrição está disponível no site da Instituição
As inscrições para o Processo Seletivo da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) com a nota do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) terminam na próxima quinta-feira (3). Este processo permitirá aos candidatos acesso ao curso de interesse sem a necessidade de prestar as provas do Vestibular da Universidade. Os interessados deverão se inscrever até o dia 3 de fevereiro pelo site http://www.pucpr.br/.
As vagas se destinam a mais de 60 cursos de graduação e tecnólogos, em diferentes turnos, nos Câmpus Curitiba, São José dos Pinhais, Londrina, Toledo e Maringá. Confira a lista completa de cursos no edital.
O Processo Seletivo vai utilizar exclusivamente a nota obtida pelo candidato no Enem 2010. No formulário de inscrição, disponível no site da PUCPR, o candidato deverá informar entre outros dados, o código do Enem 2010. A classificação será feita por nota decrescente do somatório das notas obtidas no Exame.
A PUCPR vai divulgar o resultado do Processo Seletivo via Enem a partir do dia 10 de fevereiro. O cronograma de matrículas e pagamento da primeira semestralidade do curso será divulgado pelo site http://www.pucpr.br/.

Começa uma nova luta

Por Pualo Vidigal
Ontem saiu a resposta da administração municipal que indeferiu meu recurso administrativo e negou minha reintegração. Começa agora uma nova fase dessa luta.
A partir de agora vou dedicar meus esforços para ser reintegrado ao cargo que exerci por dez anos e foi retirado de mim injustamente. Afinal, fui aprovado em concurso público.
Nos próximos dias estarei recorrendo à...continue lendo...

Retirei a matéria: 13º Intereclesial das CEBs foi transferido para janeiro de 2014

Conforme solicitação abaixo, retirei a matéira: "13º Intereclesial das CEBs foi transferido para janeiro de 2014". Assim que as correções forem feitas publicarei novamente a matéria
Lucimar Moreira Bueno, saudação.
Sou José Batista, membro do Secretáriado para o 13°
Intereclesial de CEBs. A pedido da equipe que escreveu a carta comunico a você
que falta fazer uma correção com relação a mudança de data e a Jornada Mundial
da Juventude. Se possível você poder tirar o artigo e carta que esta em seu
"Blog da Lúcia" o qual sempre acompanho as matérias publicada. A carta oficial
será publicada pela CNBB aos cuidados de Sérgio Coutinho nosso Assessor na
Instituição.
Certo de sua compreensão, que o Deus da vida te conceda
graças em abundância.
Diocese de Crato - Regional Nordeste I / CE.

Há momentos no planeta em que a história é escrita não pelos poderosos, mas pelo povo

Caros amigos,
Milhões de egípcios corajosos estão enfrentando uma escolha crítica. Milhares foram presos, feridos e mortos nos últimos dias. Mas se eles insistirem em se manifestar de forma pacífica, eles poderão acabar com décadas de tirania.
Os manifestantes apelaram para a solidariedade internacional, mas a ditadura sabe que a união faz a força em um momento como este, portanto eles estão desesperadamente tentando isolar os egípcios do resto do mundo e desunir a população completamente, bloqueando a internet e telefones celulares.
Redes via satelite e rádio ainda podem driblar o apagão do regime -- vamos inundar estes canais de comunicação com um chamado de solidariedade para mostrar aos egípcios que estamos com eles, e que nós exigiremos um posicionamento dos nossos governos para apoiá-los também. A situação está por um fio -– cada hora conta -- clique abaixo para assinar a mensagem de solidariedade e depois encaminhe este email:
https://secure.avaaz.org/po/democracy_for_egypt/?vl
O poder popular está se espalhando pelo Oriente Médio. Em dias, manifestantes pacíficos derrubaram a ditadura de 30 anos da Tunísia. Agora os protestos estão se espalhando para o Egito, Iêmen, Jordânia e além. Isso pode se tornar a derrubada do muro de Berlim do mundo árabe. Se a tirania for derrubada no Egito, uma onda democrática poderá se espalhar por toda a região.
O ditador egípcio Hosni Mubarak tentou esmagar os protestos. Mas os protestos continuam, com uma coragem e determinação incríveis.
Há momentos no planeta em que a história é escrita não pelos poderosos, mas pelo povo. Este é um deles. As ações dos egípcios nas próximas horas terão um efeito massivo no seu país, região e no mundo. Vamos congratulá-los com um manifesto de solidariedade, mostrando que estamos ao lado deles nesta luta:
https://secure.avaaz.org/po/democracy_for_egypt/?vl
A família de Mubarak já fugiu do país, mas neste fim de semana, ele colocou o exército nas ruas. Ele prometeu tolerância zero para o que ele chama de “caos”. De qualquer forma, a história será escrita nos próximos dias. Vamos usar este momento como exemplo para cada ditador no planeta, mostrando que eles não vão durar, frente à coragem de um povo unido.

Com esperança e admiração pelo povo egípcio,
Ricken, Rewan, Ben, Graziela, Alice, Kien e toda a equipe da Avaaz