02 fevereiro, 2011

2011 Ano Internacional das Florestas

Com o intuito de alertar a população mundial a respeito da importância das matas, a Organização das Nações Unidas (ONU) declarou 2011 como o Ano Internacional das Florestas e escolheu como tema “Florestas para o povo”.
Dos 5,5 milhões de quilômetros quadrados da área total da floresta amazônica, a maior da Terra, 60% estão localizados em território brasileiro.O Ministério do Meio Ambiente estimou que pode chegar a 90% o consumo de madeira ilegal tirada da Amazônia do total comercializado no Brasil em 2008.
Mas há outras atividades que ameaçam florestas nacionais. A expansão de pastagens é um dos principais motivos para a derrubada de matas nativas. Entre dezembro de 2003 a dezembro de 2006, 96% dos 10 milhões de novos animais adicionados às fazendas brasileiras pastavam em áreas que um dia já foram florestas!
Também a expansão da fronteira agrícola dá-se a custas do desmatamento. A cultura da soja ocupou 21,3 milhões de hectares em 2008, o que corresponde a 45% de toda a lavoura brasileira de grãos. Dados do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) indicam que 5% da produção de soja brasileira é procedente de terras localizadas no bioma amazônico. Mais informações

Campanha da Fraternidade de 2011 - Explicação do CARTAZ

O cartaz possui dois planos. Ao fundo observa-se uma fábrica que solta fumaça, poluindo e degradando o ambiente, deixando o céu plúmbeo, intoxicado e acinzentado.
A figura do rio com a água escurecida e suja representa também a parte natural sendo devastada, influenciando no aparecimento das enchentes e no aumento do nível do mar, ações estas provocadas pelo ato errado do homem.
Em contraste a isso, vemos em primeiro plano uma mureta, onde em meio à devastação ainda existe vida. Nela, um pequeno broto e um cipreste (hera), com suas raízes incrustadas, criando um microecossistema, ainda insistem em viver mesmo diante de um cenário áspero. Sendo, portanto, referência ao lema: "A criação geme em dores de parto" (Rm 8,22).
Apesar de todo o sofrimento que a criação enfrenta ao longo dos tempos, de todos os seus 'gritos de dor' - a vida rompe barreiras e nos mostra que ainda existe esperança, representada pela borboleta, que mesmo com uma vida curta, cumpre o seu importante papel no ciclo natural do planeta.

Arquidiocese de Maringá - Campanha da Fraternidade de 2011

Para o ano de 2011 a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) escolheu como tema da CAMPANHA DA FRATERNIDADE “Fraternidade e a Vida no Planeta”, e o lema será “A Criação geme em dores de parto” (Rm 8,22).
Na Arquidiocese de Maringá o ENCONTRO DE CAPACITAÇÃO da Campanha será realizado no dia 12 de fevereiro, com início às 14h e término previsto para as 18h, no salão Paroquial da Paróquia Santo Antonio de Pádua, localizado na Rua: Vereador Joaquim P. de Castro nº 267 – Vila Santo Antônio - Maringá.
Além da capacitação em Maringá, o Movimento de Cursilhos, responsável pela articulação da campanha na Arquidiocese, fará palestras também nas cidades de Jandaia do Sul (17 de fevereiro), Castelo Branco (18 de fevereiro), e também em Paranacity (22 de fevereiro). Os encontros serão ministrados pelo coordenador da Ação Evangelizadora da Arquidiocese, padre Sidney Fabril.

Dom Anuar Battisti participa de Congresso de Vocações na Costa Rica


Teve início no dia 31 e segue até o próximo sábado, 5 de fevereiro, o 2º Congresso Continental de Vocações da América Latina, realizado em Cartago, na Costa Rica.
O objetivo central do encontro é reforçar a cultura de vocações para o batizado ser incentivado a buscar a vocação de ser discípulo e missionário de Cristo, nas circunstâncias atuais do continente.
Convocado pelo Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam) através do Departamento de Vocações, com coordenação da Conferência Episcopal da Costa Rica, o encontro, que reúne 400 pessoas, é uma resposta aos desafios impostos pelo Documento de Aparecida (DAp) e destina-se a estimular a reflexão dos participantes sobre a importância da vocação e dar força ao processo de discernimento.
O arcebispo de Maringá, dom Anuar Battisti, que já presidiu esta comissão na CNBB participa do encontro.

Reunião de Organização Seminário

A reunião ocorrerá no dia 3 de fevereiro, às 14HS, no Auditório da Incubadora Tecnológica de Maringá – bloco 14 - UEM.
Agroecologia e Economia Solidária na Região Noroeste do Paraná
III Encontro Regional de Agroecologia (3 ERA)
I Encontro Regional de mídia e comunicação comunitária
II Encontro Regional de Economia Solidária - Fórum Permanente
Por proposição da Universidade Estadual de Maringá, pelo seu Núcleo de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, sugere-se um evento com características inovadoras, onde o debate de propostas para um modelo de desenvolvimento regional tenha como base o progresso humano no sentido da equidade, justiça social e sustentabilidade global, o evento terá como propósito a construção de uma ação objetiva dos atores sociais, institucionais e políticos locais. A participação dos mesmos nesse seminário indicará maior ou menor condição da sua própria viabilidade como proposição estratégica, podendo-se aliar o debate ao encaminhamento prático das ações.
O evento será oportuno para estabelecer um diálogo com (e entre) as organizações da sociedade, buscando sua participação efetiva, bem como estabelecer as relações com os órgãos públicos e privados, definindo suporte técnico e financiamento de ações locais, que pela execução integrada de projetos, fazem a base para uma estratégia do desenvolvimento sustentável e solidário da Região Noroeste do Paraná!
Buscam-se novas abordagens teóricas e práticas que possam explicar a gênese e o funcionamento das atuais dinâmicas de desenvolvimento dos territórios rurais, assim como, às mudanças nas formas de interpretação das teorias e políticas de desenvolvimento que pretendem explicar os desequilíbrios regionais apenas como reflexo da regulação global e da reorganização da produção globalizada.
Atenciosamente,
Prof. Dr. José Ozinaldo Alves de Sena
Presidente do Núcleo de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável da UEM.

Baile Tropical Neste Sabado na AABB Mandaguari

Repercussão Ação Popular PSTU contra aumento Deputados

Vejam aqui a repercussão da ação popular PSTU contra o efeito cascata do aumento dos Deputados no Paraná.

20º Curso para os bispos do Brasil

Teve inicio ontem(1) na arquidiocese de Rio de Janeiro o 20º Curso para os bispos do Brasil, a formação acontece no Centro de Estudos do Sumaré, no Rio de Janeiro, e reúne cerca de 100 bispos de todo o país. Este ano, o evento aborda o tema “Os 50 anos do Concílio Vaticano II”.

População de 18 a 24 anos do país faz parte de um grupo que nem estuda nem trabalha

Um estudo do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) mostra que jovens de 18 a 24 anos do país faz parte de um grupo que nem estuda nem trabalha, as mulheres são mais afetadas por esse problema, muitas vezes em função da maternidade e do casamento. São cerca de 3,4 milhões de jovens que representam 15% dessa faixa etária.
Do total de jovens fora da escola e do mercado de trabalho, 1,2 milhão concluiu o ensino médio, mas não seguiu para o ensino superior e não está empregado. A proporção de jovens nessa situação aumentou de 2001 a 2008, segundo o Inep, e quase 75% são mulheres. Uma em cada quatro jovens nessa situação tinha filhos e quase metade delas (43,5%) era casada em 2008.
Para Roberto Gonzales, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o estudo reflete que a desigualdade de gênero ainda persiste não apenas na diferença salarial, mas no próprio acesso ao mercado de trabalho. “Isso tem muito a ver com a divisão do trabalho familiar, seja doméstico ou de cuidados com o filho. É uma distribuição muito desigual e atinge em especial as mulheres, por isso você tem tantas meninas fora do mercado e da escola”, diz.
Entre as mulheres de 18 a 24 anos que estão na escola e/ou no mercado de trabalho, o percentual daquelas que têm filhos é cinco vezes menor. Segundo o estudo, os dados comprovam que “existe forte correlação entre casamento/ maternidade e a saída, mesmo temporária, da escola e do mercado de trabalho observada para as mulheres”.
Uma das estratégias básicas para garantir que a jovem consiga prosseguir com seus estudos ou ingressar no mercado é a ampliação da oferta em creche. Atualmente, menos de 20% das crianças até 3 anos têm acesso a esse serviço no país. “Essa é uma das principais barreiras alegadas pelas mulheres inativas”, indica Gonzalez. Mais informações