04 fevereiro, 2011

Outro mundo possível: Fórum Social Mundial 2011

Depois de quatro anos, o Fórum Social Mundial (FSM) volta ao continente africano. Desta vez, a capital senegalesa, Dacar, terá a oportunidade de sediar o evento que reunirá organizações e movimentos sociais de 123 países, além da Palestina e Curdistão, durante os seis dias de evento que acontece de 6 a 11 de fevereiro. Veja aqui a programação geral do evento e outras informações.

A Igreja discretamente no meio do povo - Partilhando um bate papo

Amigos e amigas visitantes, compartilho com vocês um bate papo

Um dia destes fui convidada para participar da reza de terço, em uma das ruas da Comunidade Eclesial de Base (CEB) São Francisco de Assis, na Paróquia Nossa Senhora da Liberdade. Embora muito raramente participe dessa “forma” de oração o convite foi motivador e com alegria aceitei. Confesso, reavivaram a minha fé em Cristo, meu carinho a Maria e a importância desses momentos comunitários.
Após a reza do terço aconteceu um momento de confraternização, que proporcionou um bate papo gostoso. Nesse momento uma senhora idosa e com uma expressão querida relatou que tem ouvido comentários que a Igreja Católica vem perdendo seu espaço e fiéis e pediu minha opinião.
Diante do olhar inteligente da senhora e dos olhares das outras pessoas que ali estavam em silencio pedi inspiração divina e a resposta foi mais ou menos assim: Leia aqui

Atividade física moderada pode reduzir risco de câncer de mama e de cólon

Doença é segunda principal causa de mortes em todo o mundo
Cento e cinquenta minutos (duas horas e meia) por semana de atividade física aeróbica moderada podem reduzir o risco de câncer de mama e de cólon, de acordo com uma pesquisa divulgada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
No Dia Mundial do Câncer, lembrado hoje (4), o órgão informou que a atividade física tem um papel importante na redução da incidência de certos tipos de tumores e que o sedentarismo é o quarto maior fator de risco quando se considera o total de óbitos registrados em todo o mundo.
De acordo com a OMS, atualmente, 31% da população global não pratica nenhum tipo de atividade física. O sedentarismo está associado a 3,2 milhões de mortes anuais, sendo 2,6 milhões em países pobres e em desenvolvimento, além de 670 mil óbitos prematuros (pessoas com menos de 60 anos).
Em 2008, quase 460 mil mulheres morreram em decorrência do câncer de mama e cerca de 610 mil homens por causa do câncer colorretal.
A orientação de 150 minutos por semana de atividade física aeróbica moderada vale para pessoas com 18 anos ou mais. Entre 5 e 17 anos, a recomendação é de pelo menos 60 minutos de atividade física moderada ou alta.
A OMS informou que a doença é a segunda principal causa de mortes em todo o mundo – perde apenas para doenças cardiovasculares.
Tumores no pulmão, nas mamas, no fígado e na região colorretal provocam a maioria dos óbitos registrados por câncer. A incidência da doença, de acordo com o órgão, pode ser reduzida por meio de estratégias de prevenção, de detecção precoce e de tratamento.
Os fatores de risco listados pela OMS e relacionados ao câncer incluem o uso de tabaco; infecções crônicas por vírus como o da hepatite B e o HPV; sobrepeso e obesidade; radiação; hábitos alimentares ruins; sedentarismo; abuso no consumo de álcool; e exposição a substâncias químicas.

Fonte: Agência Brasil

Brasil de Fato entrevista refugiado italiano Cesare Battisti

Em entrevista exclusiva ao Brasil de Fato, o refugiado italiano Cesare Battisti, preso no Brasil desde março de 2007, ressalta que seu julgamento fugiu da esfera jurídica depois que virou moeda de troca da política internacional e munição para atacar o governo federal, a ponto de colocar em xeque a soberania nacional e as competências da Presidência da República. Politização às escondidas, demonização midiatizada. A seguir, Battisti relata os impactos do sensacionalismo e da descontextualização dos fatos. Confira a entrevista

Conselho Arquidiocesano de Leigos e Leigas de Maringá

O Conselho Arquidiocesano de Leigos e Leigas de Maringá (CALLM) realiza neste sábado (5) sua primeira reunião com todos/as os representantes/as de movimentos e pastorais e terá como pauta:
· Conselho de Direitos;
· Conselho tutelar;
· Encontro estadual do Conselho Nacional do Laicato do Brasil Regional Sul 2.
Data: 05/02/2010 – Sábado.
Horário: 9 horas
Local: Sala 02 do CEPA – Centro de Pastoral da Arquidiocese

Sugestão de Leitura

Pobres sim. Pobreza não - Por Dom Anuar Battisti
O evangelista São Mateus no capítulo 5, 1-12, relata o prólogo do Sermão da Montanha. Este sermão é uma inversão dos valores tradicionais. Os hebreus cultivavam a convicção de que a prosperidade material e o sucesso eram sinais de benção de Deus e a pobreza e a esterilidade, sinais de maldição.
Jesus muda esta lógica. Agora os "bem aventurados" não são mais os ricos deste mundo, os saciados, os favorecidos, mas os que têm fome e choram, os pobres e os perseguidos.
As nove bem-aventuranças estão resumidas na...continue lendo...

Dom Anuar Battisti escreve direto de Costa Rica do II Congresso Latino-Americano de Vocações


Até o dia 06 de fevereiro está sendo realizado o II Congresso Latino-Americano de Vocações, na cidade de Cartago, na Costa Rica. Participam representantes leigos e leigas, presbíteros e bispos de toda a América Latina e do Caribe. Farei parte das 43 pessoas que formarão a delegação brasileira.
Sob o lema “Mestre em tua palavra, lançarei as redes” (Lc 5,5), serão desenvolvidos grupos de estudos, palestras, mesas redondas, seminários temáticos... Enfim, uma grande partilha de reflexões e experiências no que diz respeito às vocações de especial consagração na Igreja, bem como a vocação dos leigos e leigas, protagonistas da nova evangelização. Convido você a unir-se a este evento eclesial orando, pois a “messe é grande e os operários poucos, pedi ao dono da messe que envie operários para sua messe”.

Dom Anuar Battisti
Arcebispo de Maringá

Macarronada Beneficente - Lar Escola da Criança de Maringá e o Rotary Club Maringá Leste


O Lar Escola da Criança de Maringá e o Rotary Club Maringá Leste convidam para um delicioso almoço, que será realizado no dia 13 de fevereiro.
Cardápio
Macarrão acompanhado de frango assado, queijo e saladas.
Dia: 13/02/11
Horário: 11h30 às 14h
Valor da adesão: R$15,00 por pessoa
Local: Lar Escola - Rua Martin Afonso, 1441 – Jd. Novo Horizonte – Maringá / PR

Igreja Católica: - campanha de combate e prevenção à aids

A Igreja Católica preocupada com o avanço da aids no mundo decidiu intensificar a campanha de combate e prevenção à doença. Em 28 de maio, o Vaticano promove uma conferência internacional sobre a prevenção e os cuidados com os doentes infectados com o vírus HIV. A decisão foi anunciada pelo Concelho Pontífice dos Trabalhadores de Cuidados de Saúde do Vaticano.
Segundo o conselho, serão transmitidas orientações para médicos católicos, enfermeiros, técnicos e os profissionais de saúde em geral, assim como para os pacientes. De acordo com a agência das Nações Unidas para o combate à doença, a Unaids, há 33,3 milhões de pessoas no mundo contaminadas, das quais 22,5 milhões vivem na África.
No final do ano passado, o papa Bento XVI afirmou que as pessoas que usam preservativos dão exemplo pois estão preocupadas com a saúde do parceiro. A afirmação gerou polêmica em meio à interpretação de que a Igreja Católica havia mudado de posição em defesa do uso de preservativos.
O subsecretário do Departamento de Saúde do Vaticano, Jean-Marie Mpendawatu Mate Musivi, disse que a posição do Vaticano sobre o tema será debatida na conferência de maio. Foram convidados especialistas das Nações Unidas e de outras organizações. “Há um problema de compreensão, é preciso explicar bem as coisas e o que o papa disse”, afirmou.

Conselho arquidiocesano da PJ se reúne neste domingo

A Pastoral da Juventude da Arquidioce de Maringá realiza no próximo domingo (6) a sua primeira reunião deste ano. O início está marcado para às 8h30 no Centro de Pastoral da Arquidiocese (CEPA), localizado na Paróquia Santo Antônio de Pádua.
Na pauta estarão projetos assumidos em assembleia, preparativos para o Encontro Nacional da PJ - que acontecerá em Maringá em janeiro de 2012 -, e outros assuntos como a Campanha Nacional Contra a Violência e o Extermínio de Jovens, o abaixo assinado pela CF 2013 sobre juventude, a Semana da Cidadania e o Dia Nacional da Juventude.
Será também a primeira reunião dos coordenadores paroquiais e assessores com a nova equipe de coordenação arquidiocesana, eleita no final do ano passado.

Festa PT 31 anos

No dia 10 de fevereiro o Partido dos Trabalhadores completa 31 anos!!!
Para comemorar a fundação do partido o PT Marigá realizaará uma festa no domingo dia 20 de fevereiro, na sede Campestre da Associação dos Bancários de Maringá.
Haverá almoço, torneio de futebol, música, a presença dos veteranos e recém filiados na militância PeTista.
- Convites individuais, no valor de R$ 15,00 (quinze reais).
- À venda com os membros do Diretório, no Esritório do Dep. Enio Verri (falar com Stefany), ou ainda nos gabinetes dos vereadores do PT de Maringá: Mario Verri e Humberto Henrique.
- Crianças menores de 7 sete anos não pagam.
Data: 20/02/11- domingo
Horário: 12 horas
Local: Sede Campestre do Sindicato dos Bancários - Maringá
Rua Araçá, 2693 - Próximo à Coca Cola/Parque Industrial