24 fevereiro, 2011

Igualdade entre homens e mulheres é um atributo da fé cristã, diz lider ortodoxo

Por ALC
Em nenhum momento de sua trajetória terrena Cristo discriminou nenhum de seus discípulos homens ou mulheres, destacou o professor do Seminário Ortodoxo da Índia, reverendo Kondothra George, na abordagem da construção de comunidades marcadas por uma paz justa entre homens e mulheres, durante da reunião do Comitê Central do Conselho Mundial de Igrejas (CMI), reunido em Genebra de 16 a 22 de fevereiro.
O respeito mútuo e a compaixão são atributos da fé cristã ensinados pelo próprio Jesus Cristo, por isso tanto a mulher quanto o homem merecem o mesmo tratamento, argumentou.
O reverendo Gregor Henderson, da Igreja Unida da Austrália, defendeu a participação das mulheres na vida da igreja. Ele lembrou que as igrejas mais tradicionais estudam a Bíblia do ponto de vista da masculinidade, ao contrário das menos tradicionais, que estudam as Escrituras de forma integrativa e são mais abertas na oferta de espaços de liderança às mulheres. Em grande parte das igrejas as mulheres representam a maioria dos membros, mas na composição dos órgãos de governança, os homens são sempre maioria, destacou o pastor australiano.
Henderson disse que o posicionamento acerca da ordenação de mulheres cria uma divisão entre as demais confissões e os católicos e os ortodoxos, que ainda não admitem a ordenação de mulheres. Ele sonha em ver esta barreira quebrada.
O tema da participação das mulheres na igreja, avaliou, ainda não recebeu a atenção merecida no CMI. Henderson desafiou os presentes a imaginarem quanto tempo o organismo ecumênico ainda levará para ter a primeira moderadora ou secretária geral.
A pastora, teóloga e jornalista Magali do Nascimento Cunha, da Igreja Metodista do Brasil, defendeu o rompimento de obstáculos entre homens e mulheres através de uma reflexão séria e profunda.
Cunha não entende a razão da dificuldade em se imprimir a igualdade de participação e reconheceu que este seria o maior desafio. "Há aspectos culturais que requerem uma conversão de acordo com os valores de Deus, porque a igreja é composta por homens e mulheres que decidem formar a mesma família", acrescentou.
O Comitê Central do CMI é constituído por 150 membros, dos quais 46 são mulheres e 104 homens.

Humanidade vive “globocolonização”, diz Frei Betto

O mundo vive, hoje, uma “globocolonização” que impõe uma cultura consumista, disse o teólogo dominicano, Frei Betto. Ele foi convidado para a Feira do Livro de Havana e permanecerá na Ilha até fins de março. Ele defendeu uma globalização que valorize da diversidade e que se importe com a comunidade e a pessoa.
Fonte: ALC
Por José Aurelio Paz
Betto reiterou a necessidade de resgatar as tradições milenares latino-americanas, as culturas dos povos originárias e o rico acervo oral das comunidades, que constituem uma fonte inigualável de riqueza espiritual. “Temos que trabalhar nisso, se quisermos preservar a nossa memória”, disse.
O teólogo brasileiro elogiou o convite dos países da Aliança Bolivrariana para os Povos da Nossa América como convidados de honra da Feira do Livro. “Essa escolha favorece o processo de integração de América Latina, o único continente que se caracteriza por governos progressistas” neste século, frisou.
Em entrevista coletiva, na segunda-feira, Frei Betto disse que a Feira de Havana é “uma caixa de ressonância da literatura que se produz na América Latina”.

Neste domingo em Maringá feira de artesanato e feira de agroindústria familiar

Juntamente com o Maringá Liquida a cidade de Maringá no Paraná promove uma feira de artesanato e feira de agroindústria familiar na Praça Raposo Tavares, neste dominto (27).

Começa amanhã o Maringá Liquida

Inicia nesta sexta feira (25) e termina no domingo (27) a 17ª edição da Maringá Líquida com desconto de até 70%.
Para atender aos consumidores no fim de semana, o comércio funcionará em horário especial. No sábado (26), as lojas abrem entre 8h e 18h, e os shopping funcionam entre 10 e 22h. No domingo (27), o horário de funcionamento é das 14h às 20h, tanto nas lojas de rua quantos nos shoppings.
Os supermercados que não abriram no dia 6 de fevereiro também poderão funcionar no domingo, das 9h às 15h.

Senado aprovou o salário mínimo de $ 545

O senado aprovou ontem o valor de R$ 545 para o salário mínimo. o projeto vai para sanção da presidenta da República, Dilma Rousseff.