02 março, 2011

Assembléia dos Bispos do Paraná

A assembléia anual dos Bispos do Regional Sul II neste ano acontecerá em São José dos Pinhais, dias 13 a 15 de março de 2011, tendo a seguinte programação:
- Domingo, dia 13 de março: 19h. Celebração Eucarística na Catedral Diocesana. Dedicação da Catedral.
- Segunda-feira, dia 14: (8h 30min) inicio dos trabalhos até dia 15 de março, concluindo com o almoço.
LOCAL: Centro de Espiritualidade Orionita (Antigo Noviciado São José), Rua Antonio Molleta Filho, 1010 – Barro Preto – São José dos Pinhais – PR – Fone: (41) 3282 3748, segue mapa anexo.

Hoje Ato Público em defesa do transporte público na cidade de Maringá-Paraná

Queremos um transporte público, barato e de qualidade.
Ato Público hoje (2) - 17 horas - em frente ao Terminal Urbano
Clique na imagem para ampliar

Filhos do desejo – Por Raymundo Lima

É o ‘desejo’, não a ‘necessidade’ que domina as crianças e adolescentes.
O senso comum confunde necessidade com desejo, sobrevivência com estilo, ter com ser. Podemos até ter necessidade de um tênis, roupa, comida, mas influenciados pela publicidade deixamos ser forjado em nós o desejo de uma determinada marca, para mostrar aos colegas, entrando na onda ao usar uma roupa de griffe visando impressionar o grupo social a que pertencemos.
Crianças são reféns dos desejos. Cabe aos pais dar uma medida ao desejo delas.
Acontece que hoje os pais estão se tornando reféns dos filhos, pressionados pela publicidade e pelos coleguinhas. Estamos criando uma geração mimada, medrosa, mandona, sem-vergonha, mal-educada, e fechada no ‘mundinho’ da internet e da televisão. Estamos criando uma geração fragilizada, assujeitada ao desejo poderoso dos outros (publicidade, consumismo). É uma geração resistente para ser adulto. Leia na íntegra o artigo

Governo Dilma: Uma primeira análise

Leia aqui uma primeira análise do governo da presidenta Dilma por José Antônio Moroni/PAD.

Mulheres da Via Campesina promovem ações em seis estados contra agrotóxicos


O lema da jornada é “Mulheres contra a violência do agronegócio e dos agrotóxicos: por reforma agrária e soberania alimentar”.
Conforme informação do Movimento dos Trabalhadores sem Terra - MST , em todo o Brasil, as mulheres da Via Campesina deflagraram a Jornada de Lutas das Mulheres para denunciar a utilização excessiva de agrotóxicos nas lavouras brasileiras, responsabilidade do modelo de produção do agronegócio.
O Brasil ocupa o primeiro lugar na lista de países consumidores de agrotóxicos desde 2009. Mais de um bilhão de litros de venenos são jogados nas lavouras, de acordo com dados do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para a Defesa Agrícola.
Até o momento, são seis estados mobilizados para a denúncia da crise política, econômica, social e ambiental, criada pelas elites que controlam o Estado brasileiro: o capital financeiro internacional e as empresas transnacionais.
Segundo Ana Hanauer, integrante da coordenação nacional do MST, as ações iniciais já movimentam cerca de 5 mil mulheres de todo o Brasil. Mais informações

Mulheres defendem direitos em favelas pacificadas


A paz forçada em que vivem mais de 200 mil habitantes do conjunto de favelas do Complexo do Alemão, ocupado pelas forças armadas no Rio de Janeiro, abre caminho para reconhecer os direitos mais básicos. Enquanto o tráfico de drogas e os grupos armados são o problema com o qual mais se identificam essas comunidades, a violência contra as mulheres se mantinha até agora velada, embora muito frequente, e pouco atendida pelas autoridades.
“As mulheres não podiam abrir a boca e não tinham a quem recorrer. Era muita agressão. Maridos violentos existem em qualquer sociedade, mas por ser uma comunidade fechada às leis e à proteção, tudo se torna mais vulnerável”, disse à IPS Sheila Santos de Andrade, de 34 anos...continue lendo...

Por que Jesus usa de Parábolas

Parábolas: as surpresas da linguagem de Jesus
"Por que Jesus usava tal linguagem? Por que ele não era mais explícito, não dizia abertamente e cuidadosamente tudo o que sabia? Pode parecer estranho, mas, para anunciar autenticamente o Evangelho, é necessário, de alguma forma, velá-lo."
"As parábolas são, nessa perspectiva, um dos frutos mais belos do mistério da encarnação, a fronteira a qual a linguagem é impelida pelo Filho de Deus, para que torne-se apta a comunicar o mistério do Reino no respeito da situação concreta do homem."
A reflexão é do cardeal italiano e arcebispo emérito de Milão, Carlo Maria Martini, em artigo para o jornal dos bispos italianos, Avvenire, 27-02-2011. A tradução é de Moisés Sbardelotto. Leia o texto

Reforma política nas mãos de fichas sujas

Entre os 41 deputados titulares escalados para a Comissão Especial da reforma política da Câmara, criada para elaborar leis que vão disciplinar o financiamento público de campanhas, estão parlamentares fichas-sujas, acusados de enriquecimento ilícito, que enfrentam ou enfrentaram problemas com a Justiça Eleitoral e são investigados, entre outras coisas, por uso de caixa dois em campanhas eleitorais em escândalos como o mensalão.
O nome mais emblemático é o do deputado Paulo Maluf (PP-SP), que chegou a ser enquadrado na Lei da Ficha Limpa pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo na eleição do ano passado. No site da Interpol, Maluf aparece como procurado por desvio de dinheiro...continue lendo...

Para Refletir

Por causa de um mundo mais justo / Por causa de tanta opressão
Por causa de coisas que disse / Por ter defendido os irmãos
Mataram mais um irmão / Mataram mais um irmão
(Pe. Zezinho)

Nota de dor e esperança

Tomamos conhecimento, ontem à noite, do assassinato de nosso irmão e companheiro de luta, Sebastião Bezerra Silva, residente na cidade de Paraíso, TO,...
Estou em viagem e, é da estrada deste imenso país cheio de contradições, que escrevo esta Nota. Algumas pessoas de nossa Comissão, que moram no Estado do Tocantins participarão, hoje no final da tarde, da celebração pascal e plantio de Sebastião no campo santo da cidade de Araguaçu, TO.
A dor é grande, a esperança é maior. Esperança de uma sociedade alicerçada na Justiça e na Paz, gerando mulheres, homens, famílias e sociedade não violentas. Leia a íntegra da nota