07 março, 2011

A história que originou o dia 8 de março – DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Lá estavam elas, ao som dos teares, Tecendo com fio de lilás os tecidos que deveriam vestir e aquecer outros corpos (roupas que elas mesmas jamais vestiram).
Já próximas ao limite de suas forças, exaustas pelas 16 horas de lida diária, as operárias ainda encontravam ânimo para socorrer companheiras que se esvaiam tuberculosas;
Para saudar recém-nascidas que saltavam para dentro da vida ali mesmo, sob os teares; e para chorar envelhecidas jovens que aos 30 anos agonizavam em seus postos e se despediam da vida.
Trabalhavam em condições subumanas, recebiam um ínfimo salário, as condições de salubridade eram precárias, não havia nenhuma lei que as protegesse no tempo de gravidez e de parto.
Embaladas pelo ritmo das máquinas, e com o colo molhado de lágrimas, as mulheres gestam sonhos de esperanças:
Salários dignos, melhores condições de saúde, jornada de trabalho que lhes permitisse abraçar mais longamente suas crianças, beijar mais ternamente seus maridos e saborear um pouco mais a comunhão à mesa na simplicidade de seus lares.
Contagiadas por esse sonho, declararam greve e foram compartilhar seus anseios com o patrão.
Mas o patrão, indignado com tamanho absurdo, julgou ser este um caso de polícia. E aquele sonho divino foi transformado em um pesadelo infernal.
No dia 8 de março de 1857, a fábrica de tecidos Cotton, de Nova York, foi incendiada. As portas estavam trancadas. O edifício foi transformado em um grande crematório.
129 mulheres morreram queimadas.
Mas a fumaça daquele holocausto espalhou-se por todo lugar, levando consigo o sonho daquelas mulheres, contagiando e sensibilizando pessoas em todo o mundo, que se encarregaram de tornar realidade aquele ideal.
Mártires cremadas, fios lilases,
Gestantes de um mundo melhor,
Inspiraram Clara Zetkin a propor, durante o 1o Congresso Internacional de Mulheres, realizado na Noruega em 1910, a instituição do Dia Internacional da Mulher. Desde então, a cada 8 de março, Mulheres e Homens tem reafirmado sua tarefa de tecer uma nova história.

Adaptação do poema O fio da história, de Edenir Antunes Filho e Luiz Carlos Ramos

Homenagem as Mulheres


A Pastoral Afrobrasileira da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) presta uma homenagem a nós mulheres e, em especial, às afrodescendentes.
Veja na postagem abaixo o vídeo produzido pela Pastoral Afrobrasileira.

Dia da Mulher, 08 de março

Horários de Missas de Cinzas na Catedral de Maringá – Paraná

Na Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Glória em Maringá, na Quarta-feira de Cinzas haverá quatro horários de missa: 7h; 12h; 15h e 19h30.

O significado da Quaresma

O que significa a Quaresma?
Por que a cor roxa?
Qual o significado destes 40 dias?
O Jejum
Qual é a relação entre Campanha da Fraternidade e a Quaresma?
Quais são os rituais e tradições associados com este tempo?
Veja aqui a explicação

Mulheres na luta contra os agrotóxicos

As mulheres da Via Campesina fizeram uma Jornada Nacional de Luta das Mulheres em referência ao dia 8 de Março - Dia Internacional da da Luta das Mulheres -para denunciar a extrema gravidade da situação do campo brasileiro.
O agronegócio é a combinação entre latifúndio, capital financeiro, indústria química e metalúrgica, financiamento público e mídia. Baseado na produção em forma de monocultura, o agronegócio é o novo rosto do latifúndio. Mantém a lógica de produção em grandes extensões de terras – para isso, concentrando cada vez mais; péssimas condições de trabalho, devastação dos recursos naturais, trabalho escravo e produção para exportação.
Essa lógica provoca a expulsão do campesinato e de populações tradicionais das suas terras, a contaminação dos trabalhadores e trabalhadoras e o aprofundamento da crise ambiental e das mudanças climáticas. Esse atual modelo de desenvolvimento para o campo visa manter um padrão de produção e de consumo ambientalmente insustentável e socialmente injusto.
O Brasil é ...continue lendo...