18 março, 2011

Presidente de Estados Unidos, Barack Obama visitará a tumba do bispo e mártir Oscar Arnulfo Romero

Barack Obama, presidente de Estados Unidos, visitará a tumba do bispo e mártir Oscar Arnulfo Romero, quando da sua passagem por El Salvador, dias 22 e 23 de março.
Obama será o segundo presidente estrangeiro a prestar homenagem presencial a Oscar Romero, depois de Luiz Inácio Lula da Silva, que esteve no ano passado na catedral metropolitana, onde o mártir está sepultado.
Na quinta-feira, 24, completará 31 anos do assassinato de dom Oscar, morto por comandos do Esquadrão da Morte enquanto celebrava missa na capela de hospital de enfermos terminais. Oscar Romero é considerado um ícone salvadorenho, defensor dos direitos humanos e do povo pobre.

II Ciclo de Debates sobre Educação e Movimentos Sociais


29 de março e 2 de abril de 2011
Universidade Estadual de Maringá
Promoção:
Escola Milton Santos de Educação do Campo - MST
Núcleo de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável – NADS/UEM
Projeto de ensino: "Políticas e Gestão no Brasil: Educação no e do Campo" – Departamento de Teoria e Prática da Educação/UEM
Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Públicas e Gestão Educacional – GEPPGE/UEM
Espaço Marx Terra, Trabalho e Cidadania
Programação:
Data: 29 de março (terça)
Conferência: “A atualidade da obra de Paulo Freire e sua importância para a Educação Popular”. Ana Inês Souza (Mestre em Educação) - Centro de Formação Urbano Rural Irmã Araújo (CEFURIA)
Horário: 19:30 h
Local: Auditório do bloco I-12 - UEM
Data: 2 de abril (sábado)
Conferência: “A Universidade dos Trabalhadores: A Escola Nacional Florestan Fernandes”.
Nei Orzkoski (Filósofo, mestrando da Cátedra UNESCO de Educação do Campo) - Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF)
Horário: 8:30 h
Local: Auditório do bloco I-12 – UEM
Inscrições no local:
1 kg de alimento não perecível.
Haverá certificados (AAC)

UEM - Vestibular de Inverno

Entre 10 e 12 de julho deste ano contece oVestibular de Inverno da Universidade Estadual de Maringá (UEM). As provas serão aplicadas em Maringá, Apucarana, Campo Mourão, Cianorte, Cidade Gaúcha, Goioerê, Ivaiporã, Paranavaí e Umuarama.
As inscrições para o concurso vai de 4 a 25 de abril, exclusivamente pela internet, por meio do site da UEM. A taxa, de R$ 90, poderá ser paga pelo candidato até 27 de abril. A lista de aprovados será divulgada no dia 5 de agosto, também pela internet. A matrícula dos aprovados serão feitas em janeiro do ano que vem.

TJ mantém condenação de Ricardo Barros por improbidade

O Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) negou recurso apresentado pelo secretário de Estado da Indústria e Comércio, Ricardo Barros, sustentando a condenação por improbidade administrativa. A decisão, proferida no início deste mês, foi motivada pela dispensa de licitação e fraude na venda de maquinários públicos (coletores de lixo) em 1991, período em que Barros era prefeito de Maringá.
A decisão proferida no início deste mês atende ação civil pública proposta pela Promotoria de Justiça de Proteção do Patrimônio Público de Maringá em outubro de 2001. Na ação, o Ministério Público do Paraná (MP-PR) informou que Barros não realizou licitação para a venda de dois coletores de lixo...continue lendo...

Sugestão de Leitura

Transfiguração: celebração antecipada da vitória sobre a cruz
Ao nos aproximarmos do Segundo Domingo da Quaresma, como sugestão de leitura apresento o o texto Transfiguração: celebração antecipada da vitória sobre a cruz, de Ildo Bohn Gass. Leia o texto

Notícias da Igreja

Arquidiocese de Maringá, uma Igreja Samaritana a Serviço da Vida