25 março, 2011

Sugestão de Leitura


A Samaritana anônima e o judeu Jesus

Neste Terceiro Domingo da Quaresma, diversas igrejas cristãs fazem uso do texto de Jo 4 (a Samaritana e Jesus) em suas liturgias.

O CEBI apresenta dois artigos como sugestão de aprofundamento.

O primeiro é da Pastora Elaine Neuenfeldt: Encontros e diálogos entre a Samaritana e Jesus. Elaine propõe uma aproximação do texto "a partir de elementos que constituem necessidades do cotidiano: pão, fome, água, sede, carência, relação". Sugere que o texto deve ser tomado "como memória de ações e protagonismos de mulheres, como proposta comunitária que direciona a ação missionária para fora dos limites geográficos". Em sua análise, faz uso dos instrumentais da construção social dos gêneros masculino e feminino. O artigo é extraído do livro Bíblia e Educação Popular: encontros de Solidariedade e Diálogo.

O segundo é um trecho do livro Raio-X da Vida, de Carlos Mesters, Mercedes Lopes e Francisco Orofino: O encontro entre uma samaritana e um judeu.
Segundo os autores, Jesus aprende com a mulher: "Ele descobre que, na vida da samaritana, pessoa não judia e não praticante, existe o dom de Deus" (Jo 4,10). A Boa Nova de Deus existe na vida de todas as pessoas. Os discípulos e as discípulas não são os donos da Boa Nova. Devem ser servidores, instrumentos. Sua missão é ajudar as pessoas a descobrir o dom de Deus dentro das suas vidas." O artigo faz parte do livro Raio-X da Vida.

Tato e Ed Reis em Paiçandu - Pr

Análise de Conjuntura apresentada na reunião do Conselho Permanente da CNBB

A economista e socióloga, Tania Bacelar de Araújo, apresentou, na quarta feria (23), análise de conjuntura que marcou o início da reunião do Conselho Permanente da CNBB, na sede da Conferência, em Brasília (DF). Convidada pelo Conselho, a economista fez uma leitura da realidade a partir da economia. Leia a íntegra da análise

Direitos Humanos e Conanda divulgam nota sobre violência policial contra adolescente no AM

A Secretaria de Direitos Humanos (Sedh) e o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) divulgaram nota conjunta ontem (24) a respeito das imagens veiculadas pela imprensa, que mostram um menino de 14 anos sendo baleado por um policial no estado do Amazonas. A Sedh e o Conanda encerram a nota afirmando que acompanharão os desdobramentos e sempre condenarão atitudes que violem os direitos fundamentais, onde quer que ocorram. Confira a íntegra da nota

Câncer de Mama


No Brasil, o câncer de mama é a maior causa de óbitos por câncer na população feminina, principalmente na faixa etária entre 40 e 69 anos. Um dos fatores que dificultam o tratamento é o estágio avançado em que geralmente a doença é descoberta.
Mulheres com idade acima de 40 anos devem realizar o exame anualmente. Na faixa etária de 50 a 69 anos, o procedimento deve ser feito a cada dois anos, sempre em conjunto com uma mamografia.
Não existem evidências científicas conclusivas que justifiquem estratégias específicas de prevenção primária. Ações de promoção à saúde dirigidas ao controle das doenças crônicas não transmissíveis (o que inclui o câncer de mama) devem focar os fatores de risco, especialmente, a obesidade e o tabagismo.
O Ministério da Saúde oferece, através do Sistema Único de Saúde (SUS), serviços de prevenção e detecção precoce em estágios iniciais da doença, assim como tratamento e reabilitação.

Fonte: Inca

MPF pede condenação de envolvidos no roubo da prova do Enem em 2009

O Ministério Público Federal em São Paulo (MPF-SP) pediu a condenação dos cinco envolvidos no roubo, vazamento e tentativa de venda das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2009. O pedido foi apresentado à 10ª Vara Federal Criminal do estado. Funcionários do consórcio responsável pela aplicação do exame roubaram o material de dentro da gráfica e a prova teve que ser adiada às vésperas da aplicação, prejudicando 4,1 milhões de inscritos.
O MPF encaminhou os memoriais escritos com as alegações da acusação e defesa sobre o caso. O órgão pede que os envolvidos sejam condenados pelos crimes de corrupção passiva (exigir vantagem indevida) e violação de sigilo funcional. Um dos investigados também é acusado de extorsão.
O prejuízo estimado com o furto e adiamento da prova é de R$ 45 milhões. Para o MPF, são responsáveis pelo crime três ex-funcionários do consórcio que furtaram a prova da gráfica, além de dois intermediários que auxiliaram o grupo na tentativa de venda do material para diferentes veículos de imprensa. Um dos envolvidos ainda é acusado de extorsão porque ameaçou a repórter do jornal O Estado de S. Paulo, que denunciou o caso, exigindo R$ 10 mil “para não lhe fazer mal”.
A prova do Enem 2009 só foi aplicada dois meses depois, com um alto índice de abstenção. Pelo atraso, muitas instituições de ensino desistiram de utilizar a nota do exame em seus processos seletivos.

Fonte: Portal Brasil