10 abril, 2011

Campanha: "LUTAR É DIREITO, LUTAR NÃO É CRIME"

Ao criminalizarem as lutas, os poderosos, pasmem, estão criminalizando a pobreza. Campanha contra a Criminalização dos Movimentos Sociais. Aqui mais informações sobre a campanha.

Agrotóxicos, veneno do agronegócio, contaminam alimentos e meio ambiente

O casamento do capital financeiro com o latifúndio gerou o que chamam de "moderno" agronegócio. A lógica de exploração da terra - grandes extensões, monocultura, produção basicamente de grãos para exportação, mecanização e pagamento de baixos salários - necessita ainda de um ingrediente venenoso: mais de um bilhão de litros de agrotóxicos despejados na lavoura no Brasil, só em 2009. Isso significa que cada brasileiro consome cerca de 5,2 litros de venenos por ano, dissolvidos nos alimentos e na água contaminados. O impacto desses produtos sobre a saúde humana, tanto de quem os maneja diretamente (trabalhadores rurais), como das comunidades e dos consumidores, é grande, inclusive com registros de inúmeros casos de problemas neurológicos, má formação fetal, câncer e até mortes...continue lendo...

Sugestão de Leitura

Ressureição de Lázaro: o 7º sinal é na “casa dos pobres”

Neste quinto Domingo da Quaresma, no qual algumas igrejas propõem o texto da ressurreição de Lázaro para reflexão apresento como sugestão de leitura o artigo de Mesters, Orofino e Mercedes Lopes sobre o texto de Jo 11. A pequena comunidade de Betânia, onde Jesus gostava de hospedar-se, reflete a situação e o estilo de vida das conunidades do Discípulo Amado. Betânia quer dizer “casa dos pobres”. Marta quer dizer “senhora” (coordenadora): uma mulher coordenava a comunidade. Lázaro significa “Deus ajuda”: a comunidade pobre esperava tudo de Deus. Maria significa “amada de Javé”: era a discípula amada, imagem da comunidade. O episódio de Lázaro comunica esta certeza: Jesus traz vida para a comunidade dos pobres. Jesus é fonte de vida para todos os que nele acreditam. Leia o artigo

O Nono Encontro de Articuladores Intercontinental de CEBs


Por Pe. Nelito Dornelas

Na cidade de Santiago do Chile, estiveram reunidos assessores e assessoras das CEBs dos quatro continentes. Foram dez dias de muita oração, reflexão, estudo, convivência fraterna, partilha de experiências e de profunda atenção aos “sinais dos tempos” que o Espírito vem suscitando na igreja nos últimos cinquenta anos, impulsionados pelo Concílio Vaticano II, a Conferência de Medellín e os planos de pastoral em cada continente.

O Brasil se fez presente com oito participantes, representando a CNBB, a Ampliada Nacional, o 13º Intereclesial e a articulação do Cone Sul das CEBs.

Dentre as resoluções do encontro, destacam-se a promoção de um curso em parceria com o ITEPAL (instituto teológico de pastoral latino americano) do CELAM, a realizar-se em Bogotá, Colômbia, nos dias 5 a 25 de setembro de 2011. O tema do curso será: As Comunidades Eclesiais de Base desafiadas pelo Contexto Eclesial e Social.

Buscando responder a uma das principais urgências, que é a qualificação de animadores e animadoras das CEBs, deliberou-se também pela criação de uma Escola à distância - Oscar Arnulfo Romero - para a formação Bíblica e Teológica para as CEBs. A escola terá três anos de duração, entre janeiro de 2012 a dezembro de 2014, com 40 alunos.

Para dar continuidade ao processo de fortalecimento das CEBs na América Latina e caribe, decidiu-se também pela realização do Nono Encontro Latinoamericano, na cidade de São Pedro Sula, em Honduras, na América Central, nos dias 16 a 22 de Junho de 2012, com previsão para 200 participantes.

O olhar e o coração dos articulares/as das CEBs estiveram voltados, sobretudo, para as juventudes e as mulheres nas CEBs, em seus desafios e protagonismos, agradecidos/as e desafiados/as a ampliar os seus espaços de participação e de articulação.