23 abril, 2011

Dia Internacional da Mãe Terra


"Para alcançar um equilíbrio justo entre as necessidades econômicas, sociais e ambientais das gerações presentes e futuras é necessário promover a harmonia com a natureza e com a Terra". Isso é o que determina o texto da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), que instituiu 22 de abril como o Dia Internacional da Mãe Terra.
Terra a gente pode comprar,vender e usar.
Mãe a gente não compra nem vende nem usa, mas ama, cuida e venera.
O refrão do hino da Campanha da Fraternidade/2011 diz:
Nossa mãe terra, Senhor,
Geme de dor noite e dia.
Será de parto essa dor?
Ou simplesmente agonia?!
Vai depender só de nós!
A dor de parto transforma em alegria, porque gera vida. A dor da agonia transforma em tristeza, porque gera a morte. Vai depender só de nós!
Como estamos tratando nossa Mãe Terra?

A páscoa nossa de cada dia

O correr da vida embrulha tudo, a vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta.

O que ela quer da gente é coragem.

O Deus quer é ver a gente aprendendo a ser capaz de ficar alegre a mais, no meio da alegria, e mais alegre ainda no meio da tristeza!

Só assim, de repente, na horinha em que se quer, de propósito, por coragem.

Com estas palavras, o velho jagunço Riobaldo, personagem de Guimarães Rosa, se expressa sobre Deus e a vida de um modo muito diferente do jeito como tantas vezes nos falaram de Deus. O mais comum eram nos mostrarem santos com cara de sofrimento e Deus como juiz sério e sisudo. Houve quem escrevesse que os evangelhos mostram Jesus chorando, mas nunca dizem que ele riu. Umberto Eco, em O nome da rosa, fala do monge medieval que chegava a matar irmãos para que ninguém descobrisse o tratado de Aristóteles sobre a alegria. Hoje em dia, isso parece coisa do passado. Cada vez mais as pessoas concordam que Deus quer ver a gente alegre. Mas nem sempre tiramos disso todas as consequências. ...continue lendo...

Meu grande amigo Osmar nos deixou


Ontem faleceu meu grande amigo José Osmar de Araujo.

Já sinto saudades dele, de sua presença amiga, sempre com um sorriso, uma brincadeira. Algumas vezes acho que ele se sentia como se fosse meu pai e bem à vontade me dava “umas broncas”.

Osmar era o vice-secretário da Região Pastoral São Jose Operário, MECE da CEB América da Paróquia Nossa Senhora da Liberdade em Maringá.

Seu Corpo está sendo velado no São Paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Liberdade e daqui a pouco, haverá Celebração de Corpo Presente as 15 horas deste sábado dia 23 de abril de 2011.

obs.: da foto o 1º da esquerda para a direita