04 maio, 2011

1º concurso de fotografias s/ a arborização da cidade de Maringá

O Instituto da Árvore, vai lançar um concurso de fotografias sobre a arborização da cidade de Maringá-Paraná, dirigido a profissionais, amadores e estudantes. São quatro categorias: árvore florida, tema livre e imagem crítica, para amadores e profissionais, e tema livre especificamente para estudantes do ensino fundamental. As inscrições poderão ser feitas de 1º de junho a 31 de agosto. O resultado do concurso será anunciado no dia 23 de setembro, no Teatro Calil Haddad. Mais informações

Maioria dos miseráveis brasileiros é jovem, negra e nordestina

A maioria dos brasileiros/as que vivem em situação de extrema pobreza é negra ou parda, jovem e vive na Região Nordeste. É o que mostra um levantamento feito pelo governo federal, com base em dados preliminares do Censo Demográfico de 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e estudos do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Veja os dados

Pobreza no Brasil diminuiu 67%

Conforme a pesquisa Desigualdade de Renda na Década, produzida pela Fundação Getulio Vargas (FGV), divulgada ontem (3) no Rio de Janeiro, a pobreza no Brasil caiu 67,3% desde a criação do Plano Real, em 1994, até 2010. Nos últimos dez anos, os 50% mais pobres tiveram crescimento de 69% em sua renda e a renda dos 10% mais ricos cresceu 10%.
O estudo mostra que a pobreza diminuiu em 50,6% durante o governo do presidente Lula, de junho de 2003 a dezembro de 2010, e que, de 1994 a 2002 , a pobreza caiu 31,9%. Ao longo de 2010, a pobreza foi reduzida em 16%.

Exagerar nas horas do sono é prejudicial tanto quanto dormir pouco



Exagerar nas horas do sono é prejudicial tanto quanto dormir pouco. Um estudo feito pela University of London, Inglaterra, e publicado pelo periódico Sleep, indica que dormir menos de seis horas ou mais de oito horas diárias pode envelhecer o cérebro em até sete anos, já que aumenta a velocidade do declínio cognitivo e afeta habilidades, como o raciocínio. A pesquisa alerta que a piora das funções cerebrais pode até mesmo adiar o declínio físico, causando morte precoce.
Os testes feitos pelos pesquisadores mediram memória, raciocínio, vocabulário, fluência fonêmica, estado cognitivo global e fluência semântica em 5.431 voluntários (1.459 mulheres e 3.972 homens) de 45 a 69 anos de idade, durante cinco anos.
Entre as pessoas que dormiram mais do que o recomendado, 7 a 8% tiveram resultados inferiores em todos os testes cognitivos, menos nos relacionados à memória verbal de curto prazo. Já entre os que dormiram menos que o indicado, um quarto das mulheres e 18% dos homens sofreram diminuição em sua capacidade de raciocínio e vocabulário. Mais informações

Ciclo de Conferências Filosofia e Vida Religiosa Pucpr

Terá início no próximo dia 06.06, às 19h, no Auditório Tristão de Ataíde (CTCH), o VI Ciclo de Conferências Filosofia e Vida Religiosa, promovido pelo Curso de Filosofia da PUCPR. Esse ano o evento tem como tema a relação entre Ética e Economia, e contará com a presença de vários conferencistas de renome internacional que discutirão temas como a crise da água, as mudanças no código florestal, a viabilidade dos agrocombustíveis e a relação entre trabalho escravo e desmatamento na Amazônia.
Segundo o coordenador do Curso de Filosofia da PUCPR, Prof. Dr. Jelson Oliveira, a proposta do evento é “refletir sobre a relação entre ética e ecologia, apontando os principais desafios da relação ser humano e natureza no que tange ao desenvolvimento e à sustentabilidade, visando uma ética da responsabilidade socioambiental”. Além disso, a ideia é aproximar as discussões filosóficas e os problemas do mundo contemporâneo, entre os quais está as ameaças do aquecimento global.
O encontro é promovido em parceria com o Núcleo de Pastoral da PUCPR, a Conferência dos Religiosos do Brasil, Comissão Pastoral da Terra, Comissão Dominicana de Justiça e paz; CEPAT; ABAI; e Livrarias Paulinas.
As inscrições para o evento devem ser feitas no site da PUCPR (www.pucpr.br/extensao) e darão direito a certificado de 25 horas complementares. Agui a programação - Informações: 3271-2259 ou curso.filosofia@pucpr.br