31 maio, 2011

Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos

Entre os dias 05 e 12 de junho o Movimento Ecumênico de Maringá (MECUM) promove a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos com a seguinte progração:
- Dia 05 – 14h30: abertura da Semana de Oração com Tarde Ecumênica no Auditório Dona Guilhermina em Maringá - Avenida Tiradentes esquina com Duque de Caxias, ao lado da Cúria. Participação do Movimento dos Focolares.
- Dia 07 – 19h45: grande evento no Auditório Dona Guilhermina, com a presença do Pastor Luterano Manfredo Siegle de Joinville SC, que falará sobre “Espiritualidade Ecumênica”. Pastor Manfredo foi Pastor Sinodal do Sínodo Norte Catarinense, é Membro da Comissão Bilateral de Diálogo da Igreja Evangélica de Confissão Luterana (IECLB) e da Igreja Católica Apostólica Romana (ICAR), participou de três Congressos reunindo Bispos do Movimento dos Focolares da ICAR e realizou estudos de especialização na Universidade de Tübingen/Alemanha e na Universidade de Heidelberg/Alemanha.
- Dia 12 –10h Culto Ecumênico e Encerramento da Semana de Oração, na Igreja Evangélica de Confissão Luterana - Rua Mem de Sá nº 168.

IFPR abre inscrições para cursos técnicos



O Instituto Federal do Paraná/Campus de Paranavaí está divulgando o processo seletivo para cursos técnicos à distância totalmente gratuitos. As inscrições vão até o próximo dia 3 para os cursos de técnico em eventos, técnico em logística, técnico em meio ambiente, técnico em segurança do trabalho e técnico em reabilitação de dependentes químicos.
Os cursos são reconhecidos pelo MEC e têm duração média de dois anos, com exceção do Curso de Eventos que é de 18 meses. A certificação será expedida pelo Instituto Federal do Paraná. São totalmente gratuitos, desde a inscrição até apostilamento, e as aulas presenciais acontecem uma vez por semana; o resto do acompanhamento será on-line.
Os editais, o menu do candidato e os manuais de cada cursos, assim como as inscrições, pode ser vistos aqui . Informações: (44) 3482-0100 e 0800-643-007.

Edital do FAS foi prorrogado

Atendendo as diversas solicitação para o adiamento do edital de projetos ao Fundo Arquidiocesano de Solidariedade (FAS), o edital foi prorrogado para mais trinta dias. A data limite não ficando mais para o dia 03 de junho, mas sim para o dia 02 de Julho de 2011. Mais informações ligue (44) 3263-4887. Para acessar o Edital do FAS acesse: http://www.aras.org.br/ e clique no link FAS. As demais datas também ficam prorrogadas por trinta dias.

9ª Romaria da Terra e das Águas

No dia 10 de julho acontecerá em Rondônia a 9ª Romaria da Terra e das Águas, “A água e o verde, vida do planeta”, no distrito de Iata, em Guajará-Mirim. Mais informações

Dia Mundial sem Tabaco



O cigarro deve matar em 2011 quase 6 milhões de pessoas em todo o mundo – dessas, 600 mil são fumantes passivos. O número representa uma morte a cada seis segundos. Até 2030, a estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que 8 milhões de pessoas podem morrer em consequência do fumo.
A OMS classificou o tabaco como um dos fatores que mais contribuem para a epidemia de doenças não contagiosas como ataques cardíacos, derrames, câncer e enfisema. O grupo é responsável por 63% de todas as mortes no mundo. Dados indicam que metade dos fumantes deve morrer em razão de uma doença relacionada a esse hábito.
No Dia Mundial sem Tabaco, lembrado hoje (31), a OMS listou avanços no enfrentamento ao cigarro. Entre os destaques estão países como o Uruguai, onde os alertas sobre o risco provocado pelo cigarro ocupam 80% das embalagens. A China, Turquia e Irlanda também receberam elogios por leis que proibem o fumo em locais públicos.
Entretanto, menos da metade dos países que aderiram à Convenção de Controle do Tabaco (2003) e que enviaram relatórios à OMS registraram progresso no combate ao fumo. Apenas 35 de um total de 65, por exemplo, registraram aumento nos investimentos para pesquisas no setor..
Um estudo feito pelo Ministério da Saúde mostra que entre 2006 e 2010 a proporção de brasileiros fumantes caiu de 16,2% para 15,1%. Entre os homens, a queda foi maior – o hábito de fumar passou de 20,2% para 17,9%. Entre as mulheres, o índice permaneceu estável em 12,7%. Pessoas com menor escolaridade - até oito anos de estudo - fumam mais (18,6%) que as pessoas mais escolarizadas - 12 anos ou mais (10,2%).

Fonte: Agência Brasil