23 junho, 2011

Sugestão de Leitura

A Eucaristia e o 'amor primeiro' - Dom Luciano Mendes de Almeida
Como sugestão de leitura ofereço o texto de Dom Luciano Mendes de Almeida, intitulado "A Eucaristia e o amor primeiro", lembrando o Dia de Corpus Christi celebrado hoje por nós católicos. Leia aqui

E a Igreja se fez show...

Neste último domingo, dia 19 de junho, assisti a apresentação do Pe. Reginaldo Manzotti no “Domingão do Faustão”. Com certeza, o Pe. Manzotti alcançou a fama que procurava há muito tempo e hoje se tornou tão conhecido como o Marcelo Rossi (a quem imitou e seguiu) e outros "midiáticos" da Igreja Católica no Brasil e, também, do mundo da música e do entretenimento. No entanto, tal apresentação me faz parar e refletir alguns pontos: 1) O que representa para a Igreja Católica atual uma personalidade assim? 2) O que ele traz de novo, ou se realmente ele traz algo novo? 3) Que imagem de Igreja estamos passando para a sociedade com uma pessoa assim e, obviamente, para a própria Igreja, hoje tão carente de formação? Cada um destes pontos merece uma análise profunda, que não faremos, a ideia é apenas uma breve reflexão sobre o assunto, crítica, mas respeitosa....continue lendo...

36 anos da CPT


Eu dou Testemunho

No ano de 1978, na Diocese de Ilhéus os conflitos por causa da terra eram imensos. O Bispo, na época Dom Tepe não aceitava a CPT, pois dizia que a mesma era responsável pelos conflitos de classe. Tentávamos amenizar os conflitos que já existiam ( não por causa da CPT) com a Pastoral Rural. Mesmo assim não era aceita pelos Padres.
Em 1981/82, com a divisão da Diocese Ilheus e criada a Diocese de Itabuna, conseguimos prosseguir a luita já com a CPT. O trabalho era voluntário. Trabalhavamos como professora durante a semana e nos fins de semana, de carona, íamos para as áres ( Canavieiras, Una, Belmonte e outras). Após alguns anos fomos expulsas da Diocese de Itabuna.
A luta continuou na Diocese de Ilhéus, com ou sem Bispo, porém nunca usando o nome CPT, mas o trabalho era o mesmo.
Tinhmos como parceiros o CEAS (conhcemos nesta época Cláudio Perani) a CPT Estadual ( Hermano e Eliana Rolemberg), mais tarde Eliana foi para CESE e continuou parceira como sempre.
Os conflitos na Diocese de Ilhéus continuam. Hoje há mais de 60 Assentamento de Reforma Agrária e mais de 50 Acampamentos.Estivemos presentes na luta deste povo desde sempre, com outros nomes, menos o da Igreja.
Claro que faz diferença pois a Igreja ainda tem respaldo se quiser ajudar. Porém quando não quer os leigos e leigas trabalham do mesmo jeito.
Hoje a nossa presença na luta se dá por causa da Articulação das CEB's na Diocese, porém, mesmo com 36 anos de CPT, os padres da Diocese não amoleceram o coração para esta realidade. que pena...
abraços.
Ana Maria - Bahia.

As florestas brasileiras estão correndo perigo



Por: Avaaz
As florestas brasileiras estão correndo perigo. A Câmara dos Deputados acaba de enfraquecer o rígido Código Florestal e corajosos ativistas brasileiros estão sendo assassinados por dizerem o que pensam. É hora de levarmos essa importantíssima batalha ao palco global - se todos nós pedirmos à Presidente Dilma para vetar esse projeto de lei, poderemos salvar as florestas brasileiras.
Setenta e nove por cento dos brasileiros querem que Dilma vete as mudanças no Código Florestal, mas nossas vozes estão sendo desafiadas por lobbies de madeireiros. Agora, depende de todos nós nos mobilizarmos para calar esses lobbies. Vamos nos unir agora em um gigantesco apelo para dar fim aos assassinatos e à exploração ilegal de madeira e salvar nossas florestas. Assine o abaixo-assinado - ele será entregue a Dilma assim que conseguirmos 500.000 assinaturas.
As florestas brasileiras são imensas e importantes. A Amazônia sozinha é vital para a vida no planeta - 20% do oxigênio e 60% da água doce do mundo vêm dessa magnífica floresta tropical. E por isso é tão crucial protegê-la.
É por isso que tanta gente vê o Brasil como um líder internacional em questões ambientais e é por isso que a Conferência da Terra, um encontro que acontecerá no ano que vem com o objetivo de impedir a morte lenta de nosso planeta, será no Rio de Janeiro. Por outro lado, também somos um país em rápido desenvolvimento que luta para tirar dezenas de milhões de pessoas da pobreza, e é intensa a pressão sobre nossas lideranças para desmatar florestas e abrir minas para gerar lucro. Daí o perigo de essas lideranças estarem quase dando o braço a torcer em termos de proteção ambiental. Ativistas locais estão sendo assassinados, intimidados e silenciados. Agora, cabe aos membros da Avaaz pedirem aos políticos brasileiros para serem firmes.
Sabemos que há uma alternativa. Lula, o antecessor de Dilma, reduziu enormemente o desflorestamento e consolidou a reputação internacional de nosso país como líder em questões ambientais, além de gozar de um gigantesco crescimento econômico. Vamos nos unir agora e pedir a Dilma para seguir o mesmo exemplo! Assine o abaixo-assinado para salvar nossas florestas . Assine aqui o abaixo-assiando