15 julho, 2011

Sugestão de Leitura

Viver em Comunidade: Joio e trigo crescem juntos
Apresento a reflexão partilhada por Frei Carlos Mesters, Mercedes Lopes e Francisco Orofino, sobre o Evangelho que muitas igrejas lerão neste próximo domingo, cuja temática central é a Parábola do Joio e do Trigo, intitulado “Viver em comunidade: joio e trigo crescem juntos”, o texto convida-nos a ficarmos atentos para a prática de nossas comunidades frente à prática de Jesus Cristo. Leia aqui

Separe o lixo

A preocupação com o meio ambiente nunca esteve em tamanha evidência, seja nas manchetes jornalísticas, nas campanhas publicitárias ou na sociedade civil. O que antes era “papo de ambientalista” está cada vez mais presente nas escolas, nas rodas de conversas entre amigos/as e nas mudanças de atitudes das pessoas.
Tais mudanças podem ser justificadas também pelos números do estudo elaborado pelo Ipea, em 2010, no qual o Brasil perde, anualmente, cerca de R$8 bilhões por não fazer a correta reciclagem do seu lixo. Atualmente a coleta seletiva só está presente em 443 municípios brasileiros, mas, com a aprovação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), todos os cerca de cinco mil municípios do País deverão implantar a coleta seletiva de lixo até 2014.
O hotsite Separeolixo, http://separeolixo.com/, propõe uma reflexão de como cada um pode fazer a sua parte e ajudar a reverter este quadro. Também faz um convite à conscientização de que forma e porque devemos participar da campanha lançada em maio de 2011 pelo Ministério do Meio Ambiente, Separe o Lixo e Acerte na Lata.
Navegando pelo hotsite você irá conhecer mais da riqueza ambiental e social do lixo, aprender a forma correta de separação dos resíduos úmido e seco. Também entenderá melhor sobre os impactos no meio ambiente, a prática do consumo consciente e a importância da redução do volume de lixo.

Sugestão de Leitura

Mãe Terra mutilada - por Pe. Alfredo J. Gonçalves

São muitos os mutilados que perambulam pela face da terra. E o são cada vez em maior número e nas mais variadas dimensões. Solitários, órfãos, perdidos – de um lado para outro em busca de migalhas de trabalho e pão. Mutilados no corpo, na mente e na alma; mutilados na integridade familiar, cultural ou cidadã; mutilados nos direitos elementares, na participação política ou na dignidade humana. Mutilados desde a infância, adolescência ou juventude, em plena força de sua vida adulta ou no outono ressequido da existência. Em grande parte dos casos, impossibilitados de arcar com o ônus da própria sobrevivência, menos ainda da família. Não são santos nem inocentes, apenas vítimas indefesas...continue lendo...

Prefeitura de Maringá quer o fim das casas geminadas

Ontem (14) e hoje (15) em sessão extraordinária os vereadores aprovaram o novo projeto de lei, de autoria do Executivo, que irá disciplinar o uso e ocupação do solo no Município. Entre as alterações, a autorização para a construção de edifícios em algumas avenidas como, por exemplo, Colombo e Nildo Ribeiro. A lei também define onde podem ser instalados estabelecimentos comerciais e indústrias. Também do Executivo foi aprovada em segunda discussão a nova lei que dispõe sobre o parcelamento de solo. Ela define a área urbana e rural do Município e como podem ser divididos os lotes. Também estabelece as normas para construção de casas geminadas.
Os assuntos era para ser votado em agosto, a convocação para a sessão extraordinária antecipando a votação dos projetos de lei é muito suspeito.
A prefeitura quer proibir a subdivisão de terrenos com menos de 400 metros quadrados que tenham apenas um dono e pretende exigir que os sócios de terrenos entre 300 e 399 metros quadrados preencham, no prazo de um ano, um cadastro para garantir o direito de subdividir o lote. Na verdade o que a prefeitura quer é o fim das casas geminadas.
Em função das emendas aprovadas a Câmara irá realizar sessão extraordinária amanhã (16) às 9 horas para votar os projetos em terceira discussão.

Testemunha de assassinato de sem terra é ameaçada no Paraná


Uma das principais testemunhas do assassinato de Eduardo Anghinoni recebeu uma ligação anônima para ameaçá-lo. A ligação aconteceu no dia 28 de junho, e “aconselhava” a testemunha a não comparecer ao júri a fim de “garantir sua integridade física”.
A notícia é do sítio Terra de Direitos, 13-07-2011.
O júri acontecerá no dia 27 de julho, após 13 anos do assassinato. Eduardo foi morto por engano, em Querência do Norte, quando visita seu irmão, Celso, uma das principais lideranças do MST no Paraná. O acusado do crime é Jair Fermino Borracha, que chegou a ser preso durante as investigações do caso. No momento de sua prisão, Borracha empunhava uma arma contra os policiais e um exame de balística comprovou que desta arma saíram os tiros que mataram o Eduardo.
Para os advogados que trabalham na acusação do assassino, o telefonema foi uma clara intimidação para impedir a realização do júri. A denúncia do fato foi encaminhada a diversos órgãos públicos. Também foi realizado um pedido de prisão preventiva para Jair Fermino Borracha, a fim de que o andamento do júri não seja prejudicado.
A época do assassinato foi um período de intensos conflitos no campo, onde se formou uma vasta rede entre fazendeiros, políticos locais e milícias privadas, contratadas para fazerem despejos ilegais, ameaças e, ao que tudo indica, assassinatos encomendados. Entre 1994 a 2002, o Paraná teve seis trabalhadores sem terra assassinados, 47 ameaças de morte e 324 feridos em 134 ações de despejo.

Para refletir

"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo." (Nelson Mandela)

Rede CEBs de Comunicação



Vejam aqui noticias das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs)