25 julho, 2011

Vagas para Projeto de Tênis de Campo da UEM

A Coordenadoria de Desportos e Recreação (CDR) está com inscrições abertas para NOVAS TURMAS do Projeto Tênis de Campo da UEM. As aulas serão ministradas na quadra de tênis da UEM que fica entre a pista de atletismo e a piscina.
Estão sendo ofertadas 32 vagas para crianças de 7 a 12 anos de idade. Para crianças de 7 a 9 anos, às terças e quintas-feiras, das 17 às 18 horas - para crianças de 10 a 12 anos, às quartas e sextas-feiras, das 14 às 15 horas. Os adultos ficarão em uma lista de espera.
As inscrições são gratuitas e deverão ser realizadas por um adulto responsável pela criança. É necessário levar fotocópia da certidão de nascimento ou da carteira de identidade da criança e uma foto 3x4. Outras informações pelo telefone (44) 3011-4314 ou na Sala 20 do Bloco M6.

Bolsa Família - o cadastramento das famílias pobres é uma responsabilidade das prefeituras

O governo identificou 183 dos municípios com "vagas" no programa Bolsa Família. Eles têm o número de beneficiários do Bolsa Família inferior à estimativa oficial mais recente de pobres em escala municipal, lançada pelo IBGE em 2006, com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad). O cadastramento das famílias pobres é uma responsabilidade das prefeituras.
A meta do governo é alcançar todas as famílias com renda abaixo de R$ 140 por pessoa até 2013. Até o final do ano, o programa ganhará mais 320 mil famílias. Os números de pobres e as metas poderão ser revistas a partir de dados do Censo de 2010.
"O Estado está atrás dessas famílias, temos déficits de cobertura em vários municípios, como São Paulo e a sua região metropolitana", disse Ana Fonseca, secretária extraordinária para superação da extrema pobreza. Segundo ela, o programa de transferência de renda poderá alcançar 13,7 milhões de famílias até 2013.
A União quer que Estados complementem valores pagos pelo Bolsa Família. O valor pago pelo programa é insuficiente para tirar 40% de seus beneficiários da situação da extrema pobreza. São considerados miseráveis as famílias com renda de até R$ 70 por pessoa.
Com o reajuste dos benefícios concedido em março, a expectativa era que 500 mil famílias do programa superassem a extrema pobreza. Mas ainda restariam quase 5 milhões de famílias nessa situação.

MEC divulga hoje lista de aprovados em terceira chamada para o ProUni

Hoje (25) o Ministério da Educação (MEC) divulga a lista dos candidatos pré-selecionados em terceira chamada para receber uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni). Os aprovados devem comparecer às instituições de ensino para as quais foram selecionados até 29 de julho a fim de comprovar os dados fornecidos nas inscrições. A lista dos documentos que precisam ser apresentados está disponível no site do ProUni.
Havendo ainda bolsas disponíveis, será gerada uma lista de espera que poderá ser utilizada pelas instituições de ensino para preenchê-las. Os interessados em fazer parte da lista deverão manifestar seu interesse no site do programa, no período de 6 e 8 de agosto.
Para receber uma bolsa do ProUni, o aluno precisa ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou estabelecimento privado com bolsa. Também é necessário ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010 e atender aos critérios de renda do programa. O benefício integral pode ser pleiteado por candidatos com renda familiar per capita mensal de até 1,5 salário mínimo. As parciais são destinadas a estudantes com renda familiar per capita de até três salário mínimos.
Para o primeiro semestre de 2011 foram disponibilizadas 92 mil bolsas em instituições privadas de ensino superior.