05 agosto, 2011

Rede CEBs de comunicação do Brasil


Tarde de Leitura Orante e Popular da Bíblia - dia 3 de setembro
Veja aqui convite para participação da tarde de formação das CEBs da arquidiocese de São Paulo.

Mãe Nossa

(Para a tradição judaica, o Espírito é feminino – Ruah)
Mãe Nossa,
que preencheis todos os espaços do universo,
glorficada seja eternamente a tua plenitude.
Venha a nós a tua infinita energia.
Seja respeitada a dignidade da vida
no finito e no infinito,
no corpo, na razão e no coração.
O sustento de todas as dimensões
seja justamente partilhado.
Aceita nossas desculpas
como aceitamos as de nossas companheiras e companheiros.
Desperta a humanidade para a beleza da vida,
pois à vida pertence toda a paz e utopia.
AMÉM.

Aninha - Presidente Prudente/SP

Aos Bispos e Padres

Ontem, dia 04 de agosto, foi comemorado o dia do Padre.
Aos bispos e padres - que Deus os abençoem
parabens pelo dia de vocês
“o que eu peço de vocês [é] que não esqueçam dos pobres; o que eu peço de vocês [é] que não esqueçam a opção pelos pobres,
Eu peço também para vocês que não esqueçam do sangue dos mártires. Tem gente, na própria Igreja, que acha que chega de falar de mártires. O dia que chegar de falar de mártires deveríamos apagar o Novo Testamento, fechar o rosto de Jesus.
E ainda uma palavra: há muita amargura, há muita decepção, há muito cansaço... Isso é heresia! Isso é pecado! Nós somos o povo da esperança, o povo da Páscoa. O outro mundo possível somos nós! A outra Igreja possível somos nós! Devemos fazer questão de vivermos todos cutucando, agitando, comprometendo. Como se cada um de nós fosse uma célula-mãe espalhando vida, provocando vida.
A Igreja da libertação está viva ressuscitada porque é a Igreja de Jesus. A teologia da libertação, a espiritualidade da libertação, a liturgia da libertação, a vida eclesial da libertação não é nada de fora, é algo mui de dentro, do próprio mistério pascal, que é o mistério da vida de Jesus, que é o mistério das nossas vidas.”
(Transcrição da mensagem de dom Pedro Casaldáliga ao final da celebração de 17 de julho de 2011, na Romaria dos Mártires da Caminhada, cidade de Ribeirão Cascalheira, MT, Prelazia de São Félix do Araguaia.)
Para ler na íntegra clique aqui

Massacre da juventude

Por: Pe. Alfredo J. Gonçalves, CS
Corpos estendidos no chão, círculo de curiosos e de policiais, sirenes de ambulância, comentários diversificados e contraditórios, holofotes e câmeras, repórteres e microfones, familiares em cabisbaixos, mães em desespero, peritos da criminologia... Tudo isso forma um cenário bem conhecido não apenas de São Paulo e Rio de Janeiro, mas também, atualmente, de todas as capitais brasileiras e de não poucas cidades médias e até pequenas. Isso para nos limitarmos ao mundo urbano, pois a zona rural brasileira não é menos pródiga em cadáveres expostos, resultado dos conflitos pela posse da terra.
Mas as estatísticas costumam ter uma visão mais aguçada do que o olhar nu. Ou seja, ao somar, multiplicar e comparar, os estudiosos tiram conclusões que o olho humano não é capaz de enxergar. Uma dessas conclusões, talvez a mais imediata, é que grande parte dos corpos estendidos pelo chão pertencem a pessoas entre os 15 e 25 anos, ou seja, são adolescentes e jovens. Leia na íntegra

Nossas Mães são presença Sacramental de Deus

Por: Pe. Vileci Basílio Vidal
Os últimos dias de mamãe conosco foi, na verdade, um momento especial de oração durante 40 dias. Pareceu um retiro inaciano que nos fez refletir sobre o sofrimento e descobrir que o amor é eterno. Mamãe, Raimunda Xavier da Luz (Loza), foi a protagonista desse momento. Mamãe veio a óbito às 20h00 do dia 30 de julho de 2011. As mães são um espelho do amor de Jesus Cristo. Elas deveriam morrer aos poucos para ter esta oportunidade de abraçar, acariciar e beijar seus filhos e também sentirem o amor de seus filhos no momento de solidão, antes de partir deste mundo para junto do Pai; pois, elas são uma expressão do amor de Deus por nós. De fato, elas são uma presença sacramental de Deus na vida de seus filhos. Leia na íntegra


Para Refletir

“Só o amor apressa o passo, vence o cansaço e faz caminhar” (Santa Teresa)