11 agosto, 2011

Seguro desemprego – novas regras

Em Maringá já tem quem deparou com as novas regras.
O Seguro desemprego, benefício integrante da seguridade social e previsto no art. 7º, inciso II, da Constituição Federal passa a vigorar com novas regras para sua concessão em diversos Estados e, em breve, em todo território nacional.
A Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Promoção Social está modificando a forma de entrega do seguro-desemprego.
Vai funcionar assim:
Quando o trabalhador/a solicitar o seguro, automaticamente o sistema vai indicar opções com vagas de emprego compatível com o perfil do candidato. Haverá entrevistas de emprego para a vaga e, se for compatível, o trabalhador/a já pode começar no novo emprego. Se houver uma recusa do candidato em relação à oportunidade, ele deve apresentar uma justificava plausível para, então, se habilitar a receber o seguro-desemprego, caso contrário, o benefício é cancelado.
Esta nova exigência para recebimento do seguro desemprego visa otimizar os gastos com o seguro desemprego e ao mesmo tempo garantir um novo emprego aos trabalhadores/as o mais rápido possível, evitado a ociosidade da população economicamente ativa.
Desta forma o novo sistema facilita ainda a recolocação do trabalhador/a no mercado de trabalho desonerando o estado do pagamento deste benefício e auxiliando os empregadores a encontrar profissionais para vagas de empregos disponibilizadas.

II Jornada Nacional da Juventude Sem Terra

Na última segunda-feira (8), o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) iniciou as atividades da II Jornada Nacional da Juventude Sem Terra, em 24 estados brasileiros. Com programação prevista até amanhã (12), a Jornada tem como objetivo debater sobre os principais desafios da juventude nos assentamentos.
Temas como "trabalho e renda”, "auto-sustentação da juventude em áreas de assentamentos” e "os impactos dos agrotóxicos e suas consequências para a saúde humana e do meio ambiente”, são algumas das propostas que serão abordadas durante os dias de encontro.
A organização da Jornada também visa proporcionar a reflexão sobre a necessidade de uma educação de qualidade e de caráter libertador, no campo, como forma de antecipação da campanha nacional "Fechar escola é crime”, que será lançada hoje (11), no Rio de Janeiro (RJ).

Seminário Nacional em preparação a 5ª Semana Social Brasileira

Movimentos e pastorais sociais, além de organismos da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), deram início, na manhã de ontem (10), ao Seminário Nacional em preparação a 5ª Semana Social Brasileira (SSB). O evento acontecerá até as 18h de de hoje (11), em Brasília (DF), marca o processo de debates e organizações das forças eclesiais e sociais brasileiras.
Ontem aconteceu debates sobre os temas "Em busca dos sinais dos tempos, bem viver – Caminho para nova sociedade com novo Estado” e "Influência do atual cenário financeiro e político internacional no processo de democratização do Estado brasileiro”. Hoje, haverá a preparação de um Instrumento Metodológico, pelos participantes, que será encaminhado para a construção da 5ª Semana Social Brasileira (SSB).
O Seminário Nacional está acontecendo no Centro Cultural de Brasília (IBRADES), localizado na Av. L2 Norte, Quadra 601, Bloco B, em Brasília (DF).

Para refletir

"Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível." (São Francisco de Assis)