23 agosto, 2011

Eles entraram atirando: Violência policial contra jovens em Maringá

A Anistia internacional no documento intitulado Brasil: Eles entram atirando: Policiamento em comunidades socialmente alertou que os excessos da policial nas cidades de Rio de Janeiro e São Paulo se repetem em diversas cidades brasileiras.
Segundo o documento, a maioria das vítimas da violência policial era constituída de jovens pobres, negros ou mestiços; muitos dos quais não possuíam antecedente criminal. Dos 17.900 jovens que foram assassinados pela polícia no ano 2002, 11.308 eram negros e pobres.
Em maio de 2005, uma pesquisa realizada pela Universidade Federal Fluminense demonstrou que 30% da população defendia a idéia de que “bandido bom é bandido morto”. Em abril de 2005, Marcelo Itagiba, então Secretário de Estado da Segurança Pública do Rio de Janeiro, declarou que: “Se a polícia fosse mais ativa mataria mais bandidos”.
Esse pano fundo, não difere da realidade de Maringá; onde no dia 24 de Agosto de 2011, haverá júri popular para julgar os policiais que executam o menino Rodrigo Sales, morador do bairro Santa Felicidade...continue lendo...

Crise da água em debate na PUCPR

A crise da água será o tema do terceiro encontro do VI Ciclo de Conferências Filosofia e Vida religiosa, que será realizado no próximo dia 05 de setembro, a partir das 19 horas, no auditório Maria Montessori (CTCH – Bloco amarelo), na PUCPR. O evento terá como conferencista Roberto Malvezzi (Gogó), músico e escritor, assessor da CNBB, das pastorais e movimentos sociais brasileiros. Gogó é um dos maiores especialistas brasileiros na questão da água.
O VI Ciclo de Conferências Filosofia e Vida Religiosa é uma promoção do Curso de Filosofia da PUCPR, em parceria com o Núcleo de Pastoral, o CEPAT, a CPT, a CRB, a Comissão Dominicana de Justiça e Paz, a APAE e as Livrarias Paulinas.
Agentes e lideranças das pastorais e movimentos sociais terão entrada franca no evento.
Informações: 3271-2626 ou curso.filosofia@pucpr.br

1º Fórum da Guarda Municipal de Maringá

Clique na imagem para ampliar



Aumentar número de vereadores sem aumentar gastos

Por Lauro Barbosa
Aumento para 21 vereadores, que recompõe a representatividade popular na Câmara e redução da verba orçamentária de 5% para 3,5%. É o que porpõe o grupo de vereadores que defende o aumento do número de vereadores sem aumentar gastos. Pelo contrário, reduz significativamente. Como o discurso das entidades poderosas é não aumentar o número de vereadores para não aumentar os gastos, taí a resposta de quem defende a democracia proporcionando um número maior de representantes do povo no Poder Legislativo. Se mesmo assim as entidades poderosas teimarem em continuar com essa ladainha, fica claro que a intenção seria tentar controlar a Casa do Povo com a manutenção de um número reduzido de vereadores. Me engana que eu gosto!

Iniciativa Popular realiza abaixo-assinado para a Reforma do Sistema Político


Proposta para Lei de Iniciativa Popular para a Reforma Política está aberta para receber assinaturas. A intenção é é mobilizar o quanto antes a população brasileira. As primeiras assinaturas foram recolhidas a partir do dia 16 de agosto na concentração da Marcha das Margaridas, em Brasília.
A Plataforma dos Movimentos Sociais pela Reforma do Sistema Político e o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) se uniram para propor, após amplo debate com sociedade, um Projeto de Lei de Iniciativa Popular para a Reforma Política. Com o slogan "Para mudar: Reforma Política Já", as entidades começaram a recolher as assinaturas para o projeto na próxima terça-feira, dia 16/08, na Marcha das Margaridas 2011, onde estiveram presentes mais de 70 mil mulheres de todo o país mobilizadas pelo movimento sindical de trabalhadores rurais. Além disso, no mesmo dia, as organizações estiveram em uma coletiva de imprensa para falar da importância da mobilização e das principais propostas que o projeto defende. Assine aqui o abaixo-assinado

Sugestão de Leitura

Um jardim de sonhos e lutas para quase 100 mil margaridas
Como sugestão de leitura apresento o artigo "Um jardim de sonhos e lutas para quase 100 mil margaridas" de autoria de Renato Santana, do CIMI de Brasília (DF). Leia aqui

Programação do 13º Campeonato Sul-Brasileiro de Balonismo - etapa Maringá-Pr


Nos dias 25, 26, 27 e 28 de agosto, Maringá acolhe o 13º Campeonato Sul-Brasileiro de Balonismo – etapa Maringá. A entrada é um quilo de alimento não perecível, que será revertido para famílias carentes de Maringá. Confira aqui a programação

Rede CEBs de Comunicação do Brasil



Rede Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) do Brasil


Vejam aqui notícias