24 agosto, 2011

Sobre o aborto

Após ler a postagem -Sugestão de Leitura: Dois pesos e duas medidas: o aborto perdoado em Madri - a visitante do blog faz a pergunta:
Não sabia que todos os padres estão autorizados a absolver as praticantes de aborto, aqui no Brasil. Quando fiz formação para MECE, fomos informados que SOMENTE o bispo poderia conceder tal absolvição. Mas fica a pergunta: - Somente as mulheres que praticam o aborto precisam de perdão especial ou tb aqueles que as engravidaram?

Churrascada beneficente Lar Escola de Maringá

No próximo domingo acontece a tradicional churrascada beneficente do Lar Escola de Maringá. O valor arrecadado, será destinado a manutenção dos projetos que a entidade desenvolvem com 440 crianças, adolescentes e jovens diariamente.
Data: 28 de Agosto de 2011
Horário: 11h30 às 14h
Valor: R$ 18,00
Endereço: Rua Martin Afonso, 1441 - Jd. Novo Horizonte / Maringá-Pr.
Informações: (44) 3227-3030
Cardápio para almoço no local: Carne bovina; carne suína; coxa e sobrecoxa de frango; linguiça; arroz branco; arroz a grega; farofa; pão; Salada de tomate; salada de cebola romana; maionese; salada de cenoura; salada de repolho chinesa; mix de folhas; molhos e vinagrete.
Cardápio para marmitex (servido das 11h às 13h): Carne bovina; carne suína; coxa e sobrecoxa de frango; linguiça; arroz branco; farofa; pão; Salada de tomate; maionese; salada de repolho chinesa.
Sobremesas e bebidas a parte.
Isento de convite, menores de 8 anos, acompanhado dos pais.

Em Maringá! Reforma Agrária em Debate! Caminhada e Audiência


A atividade em Maringá começará as 13:30 horas, com a concentração do público na praça ao lado da Prefeitura Municipal seguida de caminhada até a Câmara Municipal, onde acontecerá a audiência pública a partir das 14 horas, com mesa de abertura e debate. A atividade faz parte da Jornada Nacional de Lutas por Reforma Agrária que acontece em todo o Brasil a partir do dia 22 de agosto. Em todo o país estão programadas atividades que incluem audiências públicas, manifestações políticas e culturais, e um acampamento em Brasília com quatro mil militantes. Mais informações

Sugestão de Leitura

Dois pesos e duas medidas: o aborto perdoado em Madri - Ivone Gebara

Como sugestão de leitrua, apresento o artigo de Ivone Gebara, Dois pesos e duas medidas: o aborto perdoado em Madri. No texto, a autora comenta a indulgência que a Igreja Católica de Madri concedeu a mulheres que praticaram o aborto, por ocasião da visita do Papa Bento XVI à Espanha. "É com muito constrangimento que muitas mulheres católicas leram a noticia publicada em vários jornais nesse último final de semana de que a Arquidiocese de Madri com aprovação papal autorizou a concessão do perdão e indulgência plenária às mulheres que confessarem o aborto por ocasião da visita do papa. A impressão que tivemos é que o papa, o Vaticano e alguns bispos gostam de brincadeiras de mau gosto com as mulheres. Não sabemos em que mundo esses homens vivem, quem pensam que são e quem pensam que somos!
Primeiro, concedem o perdão a quem pode viajar para assistir a missa do papa e passar pelo "confessionódromo" ou pelo conjunto de duzentos confessionários brancos instalados numa grande Praça pública de Madri chamada "Parque do Retiro". O perdão deste "pecado" tem local, dia e hora marcada. Custa apenas uma viagem a Madri para estar diante do papa! Quem não faria o esforço para tão grande privilégio? Basta ter dinheiro para viajar e pagar a estadia em algum hotel de Madri que o perdão poderá ser alcançado. Por isso nos perguntamos: que alianças a prática do perdão na Igreja tem com o capitalismo atual? Como se pode viver tal reducionismo teológico e existencial? Quem está tirando benefícios com esse comportamento?
Segundo, têm o desplante de afirmar que o perdão deste "crime hediondo" como eles costumam afirmar, é dado apenas por ocasião da visita do papa para que n essa mesma ocasião as fiéis pecadoras obtenham "os frutos da divina graça" confessando o seu pecado. Como entender que uma falta é perdoada apenas quando a autoridade máxima está presente? Não estariam reforçando o velho e decadente modelo imperial do papado? Quando o Imperador está presente tudo é possível até mesmo a expressão da contradição em seu sistema penal." Leia na íntegra

Rede CEBs de Comunicação do Brasil


Rede Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) do Brasil
“Nossos direitos vem, nossos direitos vem. Se não vem nossos direitos o Brasil perde também”.
Veja aqui notícia das CEBs do Brasil