06 setembro, 2011

Você pode ajudar - A crise na Somália já matou 30 mil crianças de fome


A Organização das Nações Unidas (ONU) declarou que já passam de quatro milhões de pessoas em situação de fome na Somália, África. Cerca de 750 mil pessoas correm o risco de morrer nos próximos quatro meses, informou ainda a Unidade de Análises da ONU para a Segurança Alimentar e a Nutrição (FSNAU). A crise na Somália já matou 30 mil crianças de fome.
Você pode ajudar
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Cáritas Brasileira deram início, no último dia 23 de agosto, à Campanha SOS África de ajuda às vítimas da seca na região.
Colabore:
Banco do Brasil: AG. 3475-4, C/C 26.116-5
Caixa Econômica Federal: AG. 1041, OP. 003, C/C 1751-6
Banco Bradesco: AG. 0606-8, C/C 187587-6
*para DOC e TED o CNPJ é: 33.654.419/0001-16
Mais informações: http://caritas.org.br/novo/

Escolas católicas vão celebrar Dia Internaiconal da Paz

No dia 21 de setembro, das 9 h às 11h as escolas católicas de Maringá vão promover a "Manifestação das Escolas Católicas a favor de uma cultura de paz". Haverá atividades artísticas para marcar o Dia Internacional da Paz. Cada uma das sete escolas católicas (Marista, Santa Cruz, Regina Mundi, Carlos Démia, Santo Inácio, São Francisco Xavier e Lumen Christi) levará cerca de 150 alunos. Os grupos terão até 15 minutos para apresentar músicas, teatros, coreografias e danças, com a temática da paz. O local será o Colégio Marista de Maringá


Sugestão de Leitura

Grito dos Excluídos 2011 - Frei Betto
Sete de setembro na América Latina - Marcelo Barros

Como sugestão de leitura apresento dois artigos: "Grito dos Excluídos 2011, de Frei Betto; "Sete de setembro na América Latina" de Marcelo Barros. Leia aqui o artigo de Frei Betto e aqui o artigo de Marcelo Barros

Progamção do Grito dos Excluídos/as de Curitiba

Pela Vida Grita a Terra... Por direitos todos nós!!!
Concentração a partir das 08:h - Paróquia S. João Batista Av. Baltasar Carrasco dos Reis, 698 – Rebouças. Próximo ao Teatro Paiol.
08:30: Acolhida e Animação
09:00 - Mística de abertura (memória dos gritos anteriores, motivação sobre o tema do 17º Grito e realidade local – Jovens da Assembleia Popular - Comunidades Eclesiais de Base de Curitiba)
09:30: Início da caminhada
1º momento: Ecologia – Pela Vida grita a Terra...( dança – Adilto e Marcos)
2 º momento: Moradia – povo da rua povo de Deus ( Pastoral e Movimento do Povo da rua, catadores de material reciclável)
3 º momento: Educação – A educação que temos e a educação que queremos ( Valdir e Wili Rosiane – Beth e profissionais técnico-administrativos da UFPR )
4 º momento: Pela vida e pela paz ( grupo: mulheres da paz – S. José dos Pinhais)
5 º momento: Copa 2014 – se as regras são do jogo do mercado, o derrotado é o povo ( comitê popular da copa, Lizely canal Futura, Tiago – Terra de Direitos)
11: horas - Mística Final Ecumênica (no campo de futebol) – padres, pastores e diáconos)

8º Encontro Nacional Fé e Política


Com o tema "Em Busca da Sociedade do Bem –Viver: Sabedoria, Protagonismo e Política”, o 8º Encontro Nacional Fé e Política, segue com inscrições abertas até o dia 30 de setembro. O evento acontecerá nos dias 29 e 30 de outubro, em Embu das Artes, São Paulo.
As inscrições devem ser realizadas, exclusivamente, pelo site http://www.fepolitica.org.br/. Ao concluírem o cadastro, os interessados devem fazer um depósito da taxa de inscrição, no valor de R$ 20,00, na conta bancária: Bradesco – Ag. 2744-8 – C.C 16.245-0. Em seguida, será necessário o envio do comprovante para o fax (11) 5831.2612/Ramal 232. Aqui mais informações e a programação completa.

Música do 2º SULÃO das CEBs - Vem pro Sulão!!!

Relátorio da reunião ampliada das CEBs Regional Sul II

Na sexta-feira e sábado (2 e 3 de setembro) na cidade de Jacarezinho, aconteceu a reunião ampliada das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs). Veja aqui o reltório de como foi os encaminhamentos da reunião.

Brasil envia alimentos para crise de fome na África

Parte amanhã do porto de São Francisco do Sul (SC) um navio com a primeira remessa de alimentos brasileiros doados ao chifre da África. São 204 contêineres, totalizando 4,5 mil toneladas.
A informação é do jornal Folha de S. Paulo (06/09). Os sacos de feijão serão carregados no MSC Marta, que parte no dia seguinte rumo ao Quênia, segundo a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) e o Itamaraty. Em julho, o governo brasileiro anunciou que enviaria 38 mil toneladas de alimentos para a Somália, onde 3,7 milhões enfrentam uma crise de fome.

HU de Maringá ganhará novas salas cirúrgicas

Conforme publicado na Gazeta Maringá, o Hospital Universitário de Maringá terá cinco novas salas cirúrgicas a partir do ano que vem. O anúncio foi feito pelo secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto, que participou de uma reunião com diretores de hospitais maringaenses. Com a construção dos espaços, o centro cirúrgico do HU passa a contar com oito salas, sendo que uma delas é utilizada para a realização de partos. “Existe um déficit histórico na saúde pública, e estamos trabalhando para reverter isso”, afirmou Caputo Neto, em entrevista ao site da prefeitura. Leia na íntegra

Preparação para o 10º Encontro Nacional da PJ anima o Sul 2

A Pastoral da Juventude (PJ) do Regional Sul 2 da CNBB esteve reunida no último final de semana em Umuarama, região noroeste do Paraná, em preparação para o 10º Encontro Nacional da Pastoral da Juventude (ENPJ), que acontecerá de 08 a 15 de janeiro de 2012 na cidade de Maringá.
O assessor nacional da PJ, padre Wander Torres, foi o convidado para falar sobre o tema, o lema e a iluminação bíblica do 10º ENPJ. “Eu penso que o encontro nacional vai trazer muitos frutos, tenho muita esperança. A partir deste encontro que tivemos aqui no Regional Sul 2, começamos a traçar um caminho bonito, conduzido pelo Espírito Santo, que vai também sendo o grande protagonista da missão”.
O encontro em Umuarama contou com participação de jovens que compõem as equipes de trabalho do ENPJ, de padres e religiosas que acompanham a juventude nas dioceses e com a visita do arcebispo de Maringá, Dom Anuar Battisti e do secretário executivo do Sul 2, padre Reginaldo Lima.
Somos Igreja Jovem
A Pastoral da Juventude realiza a cada três anos um encontro nacional com suas lideranças para avaliar e apontar os rumos de sua caminhada. A expectativa é reunir cerca de 600 jovens em Maringá. “Somos Igreja Jovem” é o tema. “Na ciranda da vida, a nossa missão é amar sem medida”, é o lema. A iluminação bíblica, “Ele tendo amado os seus, amo-os até o fim”, foi extraída de Jo 13, 1.

Gelinton Batista / PJ Maringá

Notícias das CEBs


Rede Comunidades Eclesiais de Base "CEBs" de Comunicação do Brasil
Vejam aqui notícias das CEBs do Brasil