22 setembro, 2011

Benefícios da caminhada

- Melhora a circulação
- Combate a osteoporose
- Afasta a depressão
- Aumenta a sensação de bem-estar
- Deixa o cérebro mais saudável
- Diminui a sonolência
- Mantém o peso em equilíbrio e emagrece
- Protege contra derrames e infartos
- Previne diabetes

Fonte: Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC)

Dia Mundial Sem Carro

Hoje (22) no dia Mundial Sem Carro somos convocados a andar de bicicleta, uma caminhada, usar o transporte público (mesmo que caro e ficando a desejar como em Maringá) ou uma carona solidária. A data propõe uma reflexão global sobre o uso do carro como meio de deslocamento e expressa o compromisso da sociedade com a melhoria da qualidade ambiental, por meio da redução de emissão de CO2. Cidades em todo o mundo programam atividades para marcar a data.
Um carro movido a gasolina, com motor 1.0, consome 71,43 litros em mil quilômetros, gerando emissão de 170 Kg de CO2, conforme divulgado pelo Instituto Humanitas Unisinos (IHU), uma das instituições brasileiras a aderir à Campanha. Criado em 1997, em cidades européias, o Dia Mundial Sem Carro cresce em alcance a cada ano, embora seja difícil contabilizar as cidades participantes.

Uma vergonha

Prefeito de Maringá, Silvio Barros, marcou uma reunião (jantar) com os vereadores da base, justamente no mesmo dia e mesmo horário da reunião em que todos os vereadores foram convidados a conversar com a população.

Na terça feira (20) o Movimento em Defesas das Casas Geminadas junto com o SIMATEC (Sindicato dos Lojistas de Materiais de Construção, Elétrica, Hidráulica, Tintas e Madeiras) realizarão reunião aberta ao povo onde todos os vereadores foram convidados para conversar sobre a atual situação da lei sobre as casas geminadas, e a tramitação da revogação do artigo 39, ou seja, a derrubada das proibições para quem pretende construir casas geminadas em Maringá.
Os vereadores presentes na reunião: Marly Martin, Humberto Henrique, Mário Verri, Dr. Sáboia, Zebrão, Bravin, Dr. Manoel e Mário Hossokawa.
Ao fazer a avaliação da reunião o movimento pelas casas geminadas observou : “Esperávamos a presença de mais vereadores, pois todos foram convidados e era um momento oportuno de diálogo com a população. Porém para nossa surpresa, o prefeito Silvio Barros marcou uma reunião (jantar) com os vereadores da base, justamente no mesmo dia e mesmo horário da nossa reunião, e novamente as ligações de celulares para os vereadores foram feitas por parte dele. Este fato deixou todos decepcionados, pois fica bem clara a falta de respeito com a população maringaense, por parte do sr. prefeito Silvio Barros II e uma afronta à democracia, tendo em vista que o Legislativo é um poder independente do Executiv, mas fica bem clara a atitude do prefeito de querer mandar em todas as formas de poder, desrepeitando os próprios vereadores.” Leia na íntegra a avaliação

Sugestão de Leitura

Como sugestão de leitura , apresento a entrevista com Sidevaldo Miranda, integrantes da Brigada Dessalines, do MST no Haiti e um dos coordenadores da estadia de 76 jovens haitianos por organizações do campo brasileiro - "Solidariedade com o Haiti: regar sementes para um renascimento", que permitirá nossa reflexão e diálogo sobre o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Na Escola Nacional Florestan Fernandes, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) culminou o intercâmbio que, durante um ano, realizaram jovens haitianos com organizações do campo brasileiro. Essa iniciativa, aprovada pela Via Campesina, ampliou o trabalho da Brigada Dessalines, criada pelo MST desde 2008 para regar em terra haitiana sementes de solidariedade. Sidevaldo Miranda, participante na coordenação de ambas as experiências, contou a história e desafios desse processo, que se distancia dos recorrentes olhares assistenciais ao Haiti e alenta uma integração mais sólida entre os povos. Confira a entrevista