23 setembro, 2011

Para Refletir

“Para salvar a humanidade são precisos homens que passem a vida amando” (MICHEL QUOIST).

Escola de Teologia da Arquidiocese de Maringá promove simpósio sobre “As mulheres na Bíblia”



A Escola de Teologia para cristãos leigos da Arquidiocese de Maringá, nos dias 05, 06 e 07 de outubro promove o simpósio “As mulheres na Bíblia”, assessorado pela professora Maria Soave, Coordenadora da Dimensão das Hermenêuticas de gênero no Centro Ecumênico de Estudos Bíblicos (CEBI). O simpósio será realizado no Centro Pastoral da Arquidiocese, das 19h30 às 22h30. As inscrições custam R$20 e podem ser feitas na Escola de Teologia ou nas secretarias paroquiais. Outras informações pelo telefone (044) 324-5843, ou pelo site:
http://www.teologiamaringa.com.br/

SUS exige verba mas mídia vende tributação insuportável, diz Jatene

"Quem controla a mídia faz a população acreditar que a carga tributária é insuportável".
Confira a entrevista com o diretor geral do Instituto do Coração (Incor) e ex-ministro da Saúde, Adib Jatene concedida a Carta Maior.

Pastoral da Juventude lança Encontro Nacional

A Pastoral da Juventude Nacional lançou ontem (22), a décima edição de seu Encontro Nacional (ENPJ), que fará sua morada entre os dias 8 e 15 de janeiro de 2012 nas terras da Arquidiocese de Maringá, PR – Regional Sul 2 da CNBB. Será a primeira vez que a região sul do país receberá o ENPJ. O Encontro Nacional é um momento em que a Pastoral da Juventude (PJ), no seguimento a Jesus, se reúne em uma (arqui)diocese para refletir, partilhar e celebrar a vida e a caminhada dos grupos de jovens. O encontro é realizado a cada três anos, reunindo jovens e assessores da PJ de todas as dioceses do Brasil. São esperados mais de 800 jovens, assessores e convidados, que irão reafirmar sua eclesialidade refletindo e celebrando o tema: Somos Igreja Jovem, à luz da celebração dos 50 anos do Concílio Vaticano II, das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja do Brasil (DGAE 2011-2015) e do Plano de Ação Pastoral da PJ. Embalados pelo lema: Na Ciranda da vida, a nossa missão é amar sem medida, os participantes celebrarão e se animarão para que, a exemplo de Jesus Cristo, o jovem de Nazaré, vivam em comunidade e juntos possam defender a vida da juventude. O encontro acontecerá no Centro de Formação Bom Pastor, na cidade de Maringá.

Encontro de Capacitação

Clique na imagem para ampliar

9ª edição do Projeto “Conta de Novo 2011” promovido pela Creche Menino Jesus


A Creche Menino Jesus de Maringá, promove a 9ª edição do Projeto “Conta de Novo 2011”. Este projeto levará as crianças e adolescentes a entrarem em um mundo de contos de fadas, incentivando-as a ouvir histórias e tomarem gosto pelos livros através de contadores de histórias que utilizarão diversas técnicas e recursos. Estas histórias são adaptações dos autores: Irmãos Grimm, C.S. Lewis e outros. Acontecerá à realização deste projeto de 26 a 29 de setembro com inicio às 9h e 14h, serão contadas 17 histórias pelos educadores da Associação Cultural e Educação Infantil Menino Jesus para os educandos da instituição. No dia 30 será realizado o encerramento do “Conta de Novo” com o baile da Cinderela. Neste mesmo dia serão reapresentadas as histórias para as escolas, instituições e convidados (conforme agendamento por telefone).
Para os organizadores contar história incentiva não só ao hábito da leitura, também resgata a capacidade de ouvir, dialogar contribuindo para leitura de si mesmo e do outro. Leitura da vida.
Para mais informações ou agendamento entrar em contato através do telefone 3024-2385. Aqui a programação.

Blog da Paróquia Divino Espírito Santo - Bom Sucesso

Novidade!
A paróquia Divino Espírito Santo, cidade de Bom Sucesso, da Arquidiocese de Maringá acaba de criar seu blog. Acesse:
http://paroquiabsucesso.blogspot.com/

Sugestão de Leitura

Prostitutas e pubicanos entrarão primeiro no Reino dos Céus
Muitas de nossas igrejas refletirão nesse próximo domingo, o Evangelho que traz como personagens as prostitulas e publicanos. Como sugestão de leitura apresento o texto "Prostitutas e pubicanos entrarão primeiro no Reino dos Céus". Mas e Jesus, como cumpre a Lei? O importante para ele é a Lei da vida. Ele nunca aparece angustiado por leis ou normas cultuais. Ao contrá­rio, denuncia os doutores da Lei e os fariseus que "amarram fardos pesados e os colocam nos ombros dos outros, mas eles mesmos não estão dispostos a movê-los, nem sequer com um dedo..." (Mt 23,4). Jesus, ao contrário, vive com grande fidelidade e liberdade e ainda nos convida: "Venham a mim todos vocês que estão cansados de carregar o peso do seu fardo e eu lhes darei descanso" (Mt 11,28). Para ele, o cumprimento do preceito não é o mais importante. Por isso: "Ai de vocês, doutores da Lei e fariseus hipócritas! Vocês pagam o dízimo da hortelã, da erva doce e do cominho e deixam de lado os ensinamentos mais importantes da Lei, como a justiça, a misericór­dia e a fidelidade" (Mt 23,23). Leia na íntegra o texto

Já é Primavera


A primavera se relaciona diretamente às flores, que é sua característica principal, e por esta rezão é uma das mais belas estação do ano, florida, colorida; é a estação da harmonia, do amor, da tranquilidade, tem um ar mais romantico.
"Os poderosos podem matar uma, duas ou três rosas, mas jamais conseguirão deter a primavera inteira." (Che Guevara)

Nota da CNBB - "Vencer a corrupção com mobilização social"

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), divulgou ontem uma nota, com o título "Vencer a corrupção com mobilização social".
Eis a nota
O Conselho Episcopal Pastoral (CONSEP), da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), reunido em Brasília de 20 a 22 de setembro de 2011, manifesta sua solidariedade e apoio às últimas manifestações populares contra a corrupção e a impunidade, que corroem as instituições do Estado brasileiro.A crescente interpelação da sociedade para melhor qualificar, social e eticamente, os seus representantes e outros poderes constituídos, se expressou como nova forma significativa do exercício da cidadania. Reveladora dessa consciência cidadã foi, além das atuais marchas contra corrupção, a mobilização durante a Semana da Pátria, que recolheu mais de 150 mil petições via internet em favor da campanha “Vamos salvar a Ficha Limpa”, fruto de ação popular que, neste mês completa um ano.Atentos para que estas mobilizações se resguardem de qualquer moralismo estéril, incentivamos sua prática constante, com objetivos democráticos, a fim de que, fortificadas, exijam do Congresso Nacional uma autêntica Reforma Política, que assegure a ...continue lendo...

Medidas de proteção ao mercado interno e regras que limitam fluxos financeiros internacionais pautarão o novo nacionalismo brasileiro

Dia D de Dilma
"A decisão de revisão dos juros, em 31.08.2011, parece inaugurar novo período na história econômica do país. Período em que medidas de proteção ao mercado interno e regras que limitam fluxos financeiros internacionais pautarão o novo nacionalismo brasileiro", escreve Marco Aurélio Cabral, professor da Universidade Federal Fluminense, em artigo publicado no jornal Valor, 23-09-2011. Segundo ele, "para desgosto dos "mercados", contudo, não parece haver qualquer componente ideológico ou politiqueiro por detrás disso. Apenas o velho e bom pragmatismo de proteção do bem coletivo diante de inevitável aumento da ameaça externa". Leia o artigo