21 outubro, 2011

Sugestão de Leitura

Qual é o maior mandamento da Lei? (Mateus 22,34-40)
Amarás o Senhor teu Deus e ao próximo como a ti mesmo". Como sugestão de leitura apresento a reflexão de Ildo Bohn Gass, inspirada no evangelho que muitas de nossas igrejas proclamarão nesse próximo final de semana (Mateus 22,34-40). Leia aqui

I congresso Brasileiro de Animação Bíblica da Pastoral


Leia aqui o material do I congresso Brasileiro de Animação Bíblica da Pastoral


Seminário Sobre Nascentes, Rios e Matas Ciliares

A ARAS/Cáritas de Maringá estará promovendo no dia 23 de Outubro de 2011 um Seminário sobre Nascentes, Rios e Matas Ciliares, com o intuito de colocar em prática as reflexões da Campanha da Fraternidade 2011 e na perspectiva de colocar em pratica a proposta de dar continuidade à 3ª Prioridade do 22º Plano de Ação Evangelizadora da Arquidiocese de Maringá: Promoção da Vida e Ação Social - Projeto 2: Recuperação de Áreas de preservação permanentes: Nascentes, Rios e Matas ciliares, página 122.
Objetivo do seminário é construir um instrumental de análise territorial a partir das leis, normas e conceitos técnicos; exercício de sua aplicação; síntese, com estabelecimento de definições de ações e a viabilidade de sua implantação e avaliação da realidade; verificar ações e resultados e elaborar um instrumento para ser aplicado em sua realidade.
O Seminário será realizada na Casa da Cultura Ir. Antônia, ao lado da igreja Nossa Senhora das Graças - Sarandi/Paraná.
Cronograma:
8h: Acolhimento;
8h30: Abertura (Padre Zenildo Megiatto, presidente da ARAS/Cáritas Maringá);
8h45: Introdução, Conceitos, Normas/Leis, Construção do Instrumento e Oficio (Professor Dr. Jorge Guerra Villalobos);
12h: Almoço;
13h: Visita a realidade (Aplicação do questionário-dignóstico – Dr. Jorge Guerra Villalobos);
15h intervalo;
15h30: avaliação/análise e encaminhamentos (Dr. Jorge Guerra Villalobos);
17h: Encerramento.
Evento está sendo organizada pela ARAS/Cáritas de Maringá e Observatório Ambiental de Maringá/UEM, com apoio da Paróquia Nossa Senhora das Graças, Prefeitura Municipal de Sarandi e Gás Solidário.

CEBs - Comunidades Eclesiais de Base


Rede CEBs de Comunicação do Brasil
Vejam aqui notícias das Comunidades Eclesiais de Base

Falta de ambulâncias do SAMU-Maringá - prefeito, isso não pode continuar

Por Paulo Vidigal: O assunto que abordo é a falta de ambulâncias do SAMU-Maringá. Vale lembrar que antes de ser exonerado da função de auxiliar de enfermagem, protocolei uma denúncia no Ministério Público sobre essa situação. Uma sindicância interna da prefeitura foi aberta, mas ao que parece as coisas não mudaram. Há de se fazer justiça: esses problemas não de responsabilidade dos profissionais do SAMU que atendem a população diretamente. Sem nenhum protecionismo, afirmo que são ótimos profissionais e amam o que fazem. Salvam vidas diariamente, o que também poucos reconhecem. Digo mais, Senhor prefeito, isso não pode continuar acontecendo. Apure responsabilidades e não receie fazer mudanças. Mudar, ousar, é necessário. O risco seria piorar. Mas seria possível ficar pior? O que seria pior para o doente do que esperar para ser atendido? Leia na íntegra