28 outubro, 2011

Arquidiocese de Maringá comemora o Dia Nacional da Juventude neste domingo

Jovens de toda região se reúnem neste domingo (30) em Maringá para celebrar o Dia Nacional da Juventude (DNJ). O evento é realizado desde 1985 em todo Brasil e neste ano traz como tema as iniciativas das mulheres em defesa da vida.
A programação terá início às 13h com concentração na Praça das Antenas. A abertura oficial será às 14h e depois os jovens sairão em caminhada até a catedral, onde, às 16h, será celebrada uma missa presidida pelo arcebispo de Maringá, Dom Anuar Battisti. Após a missa haverá um show na praça ao lado da Prefeitura.
Dia Nacional da Juventude 2011
Tema: Juventude e protagonismo feminino
Lema: Jovens mulheres tecendo relações de vida
Programação
30 de outubro, das 13h às 20h
13h - concentração na Praça das Antenas
14h - Abertura
14h30 - Caminhada até a catedral16h - Missa na catedral
17h30 - Show com Banda Ângelus, Monique Elen e Pastoral da Juventude na Praça da Prefeitura
Contatos:
Padre Jéferson Batista da Cruz - 9997-7906
Assessor Eclesiástico da Pastoral da Juventude
Gelinton Batista da Cruz - 9904-3445
Coordenação da Pastoral da Juventude

Sugestão de Leitura

As mulheres na Reforma Protestante - Sonia Mota
No calendário protestante, o dia 31 de outubro é uma data importante, pois é a data em que se comemora o dia da Reforma. Todo protestante com um mínimo de conhecimento de história da Igreja citará de cor reformadores como Martinho Lutero, João Calvino, João Knox, Ulrico Zwínglio, Filipe Melanchton e outros. Mas nesta lista está faltando uma parte importante desta história. Onde estão as mulheres que atuaram pela Reforma da Igreja, defendendo, entre outros, a ordenação de mulheres? Que foi feito da memória delas e do trabalho que realizaram? Sabemos que ambos, homens e mulheres, tiveram papel relevante no movimento da Reforma. Mas lamentavelmente as mulheres são geralmente esquecidas. No que segue, queremos dar visivilidade à importância da atuação de algumas destas mulheres, que inclusive tiveram que se defender dos próprios reformadores homens. Leia na íntegra

Pessoas que defendem as casas geminadas são ameaçadas em Maringá

O movimento em defesa das casas geminadas em Maringá informa através de nota, que pessoas envolvidas com os trabalhos da igreja e trabalhadores do ramo da construção civil estiveram ontem no Terminal Central de Ônibus de Maringá e na UEM, entregando o panfleto sobre a votação do último dia 18/10/2011, aquela que os vereadores não derrubaram o cadastro que impõem restrições para a construção das casas geminadas em Maringá, foram distribuídos cerca de mais 15 mil panfletos. "O fato foi que duas pessoas que não quiseram se identificar tiraram fotos disfarçadamente do pessoal que estava realizando a distribuição, e afirmaram a uma delas: “Vocês vão responder por isso!”, um ato de intimidação e ameaça como nos tempos de ditadura. Mas o que eles não sabiam é que um Padre estava filmando o trabalho de seus paroquianos junto a esta questão social, e percebeu esta movimentação e registrou tudo, inclusive a placa do carro das pessoas que tiraram as fotos", a nota preserva a identidade do Padre.
"O panfleto informa quem votou contra ou a favor sobre a questão das casas geminadas, não possuindo nada de ilegal, prova disso foi à distribuição realizada deste mesmo material por 23 paróquias de Maringá no último final de semana. O fato é que esta manobra é uma forma da impor em curto prazo, que as pessoas de baixa renda não tenham sua casa própria em Maringá, e de passar por cima de todo o ramo da construção civil em Maringá, com o claro objetivo de beneficiar construtoras de apartamentos. Vão afetar o trabalho de muitas pessoas e também agora querem oprimir estas de se manifestarem, um fato inaceitável para uma sociedade democrática."
"Vamos aguardar tranquilamente, mas se necessário iremos divulgar todo material, inclusive outras questões de favorecimento sobre estas mudanças no Plano Diretor de Maringá!" Acrescenta a nota.

Sugestão de Leitura

Lutero e as divisões do mundo
Na semana de celebração da Reforma Protestante, como sugestão de leitura apresento o artigo de Edmilson Schinelo que reflete sobre a atitude de Martinho Lutero.
Há 500 anos, quando a Europa fundamentalista se lançava ao mar para conquistar novas terras, escravizando e exterminando povos indígenas e negros, muitas vozes se levantaram para denunciar o mau uso da religião. Mulheres e homens fizeram surgir, sob a ação do Espírito Santo, movimentos que ajudaram a recuperar o sonho do cristianismo primitivo.
Entre todas essas vozes, uma das que mais ecoaram foi a de um monge chamado Martinho Lutero. Com toda a sua fragilidade humana, com seus erros e acertos, Lutero conseguiu mostrar à Igreja de Cristo que estava na hora de "voltar a Jesus". Leia o artigo

CEBs - Comunidades Eclesiais de Base


Rede CEBs de Comunicação do Brasil
- 5ª. Semana Social Brasileira
Tema: Participação da sociedade no processo de democatrização do estado Brasileiro
Lema: Novo Estado, caminho para nova sociedade do bem viver
- Comissão Episcopal apoia prelazia de Itaituba e familares de João Chupel
Mataram mais um irmão...mas ele ressuscitará!
- Força Nacional protege testemunhas da morte de ambientalista no Pará
Vejam as notícias aqui