11 novembro, 2011

Assembléia Geral do Setor Diocesano de Juventude diocese de Campo Mourão

Queridos Amigos, Queridas Amigas,
Conforme tínhamos anunciado anteriormente, haverá Assembléia Geral do Setor Diocesano de Juventude, no dia 20 de novembro, a partir das 8h00 no Seminário São José em Peabiru.
Quem deve participar? Dois representantes de cada grupo de jovens das Paróquias, de todas as pastorais e movimentos juvenis. (Se na paróquia há 2 grupos, então, serão 4 os representantes daquela comunidade.)
O que estará em pauta?
Estudo dos documentos oficiais da Igreja sobre Juventude;
Avaliação das atividades do Setor em 2011;
Elaboração do calendário 2012;
Projetos da Juventude do 19º PDAE;
JMJ no Rio e Pré-Jornada na Diocese de Campo Mourão;
Campanha da Fraternidade 2013;
Sugestões.
Quanto custará? Será cobrada uma taxa de R$ 15,00 por participante, pelo almoço e despesas variadas.
O que levar? Bíblia; Material para anotação; Bandeiras e outros símbolos.
Sua presença é importantíssima, porque definiremos os rumos para o presente e o futuro da juventude diocesana. Lembramos ainda do Acampamento da Juventude proposto pelo Setor Diocesano, a ser realizado no dia 26 de novembro, na programação do Cristo É Nosso Show.
Contamos novamente com sua colaboração, oração e ação.

Abraços!
Fábio Sexugi - Coord. Setor Juventude
Pe. Ediberto H. de Mercena - Assessor do Setor Juventude

Domingo tem bomba

Paulo Vidigal comunica que domingo publicará um texto que não vai agradar a administração de Maringá e que diante da bomba Sindicato e outras entidades terão que tomar providências.

Sugestão de Leitura

Para que servem os dons? (Mt 25, 14-30)
Como sugestão de leitura, apresento a  reflexão do evangelho para o próximo domingo (13) – Mateus 25,14-30. O texto “Para que servem os dons?”, de Carlos Mesters, Mercedes Lopes e Francisco Orofino, conduz à reflexão a respeito da parábola dos talentos que nos orienta sobre como fazer para que o Reino possa crescer em nosso meio. Leia aqui

Missa de abertura da Semana da Consciência Negra em Maringá

A Pastoral Afro-Brasileira da Arquidiocese de Maringá dará início à Semana da Consciência Negra no dia 15 de novembro às 19h30 na Capela São Bendito, ao lado da Praça Zumbi dos Palmares, entre o conjunto João de Barro e Santa Felicidade em Maringá. Esse é segundo ano que a missa é celebrada para abrir as atividades da Semana. Já no dia 20 de novembro, domingo, será lembrado o dia da morte de Zumbi dos Palmares.
“Para a Pastoral Afro é um momento de criar maior consciência no povo negro da sua especial contribuição para a riqueza cultural de nosso país. É uma forma de celebrar nossa história e resgatar tantos outros heróis negros que infelizmente a historiografia oficial negou ou velou suas contribuições. E também, é um momento em que a negritude eleva sua autoestima mostrando sua beleza e sua criatividade” declara o padre Ivaldir Camaroti dos Reis, assessor arquidiocesano da Pastoral Afro-Brasileira.

Cruz da primeira missa celebrada em Maringá

Do site do Rigon
O quadro artista plástico José Adalberto Boh Firmino da Silva que retrata a colocação da cruz para a primeira missa celebrada em Maringá, baseada numa antiga fotografia da Companhia Melhoramentos Norte do Paraná, é um de seus mais conhecidos trabalhos. Foi feito em 96 e encontra-se na sala da presidência da camara municipal

Para refletir

"Apesar dos nossos defeitos, precisamos enxergar que somos pérolas únicas no teatro da vida e entender que não existem pessoas de sucesso e pessoas fracassadas. O que existem são pessoas que lutam pelos seus sonhos ou desistem deles." (Augusto Cury)

Coordenação nacional da Pastoral da Juventude se reúne em Maringá

As equipes nacionais de coordenação e assessoria da Pastoral da Juventude (PJ) se reúnem a partir de amanhã (11) em Maringá-PR. A pauta principal será o 10º Encontro Nacional da Pastoral da Juventude (ENPJ), evento que vai acontecer em Maringá de 8 a 15 de janeiro de 2012.
Também vão participar da reunião o coordenador da Campanha Nacional Contra a Violência e o Extermínio de Jovens e o representante da PJ no Conselho Nacional de Juventude. No total serão mais de 20 lideranças de todas as regiões do país, juntamente com assessores leigos e religiosos que acompanham o trabalho de evangelização da juventude.
O Plano de Ação Pastoral, a participação nas etapas da Conferência Nacional de Juventude, Campanha da Fraternidade e Jornada Mundial da Juventude são outros temas que também estarão na pauta. A reunião será realizada no Centro de Espiritualidade Rainha da Paz e só termina no dia 15 de novembro.
Encontro Nacional
Realizado a cada três anos, o Encontro Nacional é um momento em que a Pastoral da Juventude se reúne para refletir, partilhar e celebrar a vida e a caminhada dos grupos de jovens. É a primeira vez que o encontro será realizado na região sul do país. A previsão é reunir cerca de 600 delegados, indicados pelas dioceses, representando a juventude de todo Brasil.