19 março, 2012

Jovens também são contra a queima de lixo em Maringá-Pr

Lideranças de pastorais e movimentos jovens da Igreja Católica em Maringá se reuniram na tarde de hoje (17), no centro catequético da paróquia Catedral, para debater a proposta de destinação do lixo apresentada pela prefeitura. Após estudarem uma nota emitida pela Arquidiocese na última sexta-feira e analisarem outras informações sobre o assunto, os jovens reafirmaram o posicionamento da Igreja contra a instalação de uma usina para queimar o lixo da cidade.
Para os jovens, a incineração deve ser a última alternativa a ser adotada no município. Eles concordam com os cientistas e com a Política Nacional de Resíduos Sólidos que estabelece como prioridades para a gestão dos resíduos a não geração, redução, reutilização, reciclagem e compostagem. O encontro foi organizado pelos próprios jovens e também contou com a presença de padres que acompanham o trabalho da juventude.
Protesto cultural
Além de saírem da reunião com materiais informativos para distribuir nos grupos, as lideranças assumiram compromisso de coletar assinaturas para o projeto de inciativa popular contra a usina de incineração e de motivar os jovens para participarem do ato público que está sendo organizado pelo Fórum Intermunicipal Lixo e Cidadania.
A manifestação é no próximo sábado, a partir das 9h na Praça Rocha Pombo, no centro da cidade. Após a concentração, acontecerá uma caminhada pela Avenida Brasil até a Praça Raposo Tavares. Durante o trajeto, haverá trio elétrico, apresentações culturais e faixas e cartazes contra a queima do lixo. O protesto cultural vai terminar com um enterro simbólico do meio ambiente.
 
Pastoral da Juventude

Nenhum comentário: