16 março, 2012

Nota da Arquidiocese de Maringá sobre o projeto de incineração do lixo

Por meio de uma nota oficial, a Arquidiocese de Maringá manifestou o seu posicionamento contrário ao projeto da prefeitura que planeja instalar uma usina de incineração para queimar o lixo da cidade.
O posicionamento, explica a nota, foi tomado depois de ouvir esclarecimentos de cientistas, Ministério Público do Trabalho, Ministério Público Estadual e de Movimentos Sociais. “Entre os problemas apontados verifica-se o prejuízo social dos trabalhadores da reciclagem, além dos graves e irreversíveis danos à saúde dos seres vivos, notadamente das pessoas”, destaca.
O comunicado da Igreja também manda um recado aos fiéis, alertando que “os cidadãos não devem permitir que, num município nacionalmente conhecido como “Cidade Verde”, o Poder Público Municipal implante uma política que privilegie a incineração dos resíduos sólidos, em detrimento da não geração, redução, reutilização, reciclagem e compostagem, tal como estipula a Lei que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei Nº 12.305/2010)”. Confira a nota

Nenhum comentário: