06 junho, 2012

Cartilha sobre Economia Verde propõe roteiro para uma cobertura jornalística crítica da Rio+20

Produzida em parceria da Fundação Heinrich Boell com a ONG Repórter Brasil, a cartilha O Lado B da Economia Verde - Roteiro para uma Cobertura Jornalística Crítica da Rio+20 traz uma análise sobre o novo ambientalismo de mercado que tem permeado os debates em torno da Rio+20, na perspectiva de seus críticos. A conferência da ONU sobre Meio Ambiente acontece em junho, no Rio de Janeiro.
Uma das principais pautas da Rio+20, a economia verde ainda carece de consenso entre os negociadores dos Estados-membros das Nações Unidas quanto à sua conceituação e definição. Grosso modo, porém, seus proponentes apostam em um uso mais economicista dos recursos naturais – rebatizados de capital natural, defendendo novas regras de lucratividade inerentes à preservação ambiental, para que ela se justifique.
Abordando este debate numa perspectiva crítica, a cartilha traça um quadro das várias forças que deverão atuar na Rio +20, focando em seguida nos principais instrumentos já criados ou propostos para fortalecer o ambientalismo de mercado. O material em PDF está disponível aqui

Nenhum comentário: