10 julho, 2012

Dom Anuar: Considerações sobre o censo 2010 sobre religião no Brasil

"Embora tenha perdido fieis em termos quantitativos, é cada vez maior o número de fieis qualitativos na Igreja Católica"
Da parte Católica, esses dados não surpreendem, já que essa realidade vem sendo percebida ao longo dos anos. A cultura brasileira foi profundamente marcada pelo catolicismo, sendo a Igreja absolutamente majoritária durante muitos anos. Ser católico era algo praticamente “natural”, já que toda a família era católica, a sociedade e a cultura eram católicas. Os católicos no Brasil nunca se preocuparam muito em ser missionários, já que quase todos acabavam sendo batizados no catolicismo. Daí, a preocupação católica era mais com os sacramentos: batismo, crisma, eucaristia, matrimônio. Porém, para uma boa parte das pessoas, isso era algo mais cultural e social do que opcional, de modo que tínhamos, e ainda temos, muitos católicos batizados, mas não evangelizados. São os famosos “católicos não praticantes”.
Embora tenha perdido fieis em termos quantitativos, é cada vez maior o número de fieis qualitativos na Igreja Católica. As pessoas que participam hoje são muito mais conscientes e assumem o ser católico como algo de sua opção e não por imposição sócio-cultural. Isso é muito bom. Queremos ser uma Igreja de pequenas comunidades que se conhecem, que se respeitam e que se amam. Queremos principalmente que a experiência de Cristo leve a pessoa a uma opção fundamental pelo seu Evangelho e que isso a faça participante ativa da Igreja e comprometida com a vida em plenitude em todos os sentidos.
E é isso o que temos percebido: o crescimento do número de católicos por opção e de fato. Vale lembrar que...Leia na íntegra

Nenhum comentário: