13 setembro, 2012

Arquidiocese de Maringá neste final de semana vai definir 23° Plano de Ação Evangelizadora

Por Pe. Sidney Fabril
“Nos dias 15 e 16 de setembro será realizada a Assembleia Arquidiocesana que vai definir o 23º Plano de Ação Evangelizadora. A proposta aprovada pelo clero e leigos(as) não é de um plano totalmente novo, mas adaptado. Vamos continuar com as bases do atual plano, mas vamos adaptá-los às novas urgências da evangelização definidas pela CNBB, nas suas novas diretrizes.
O processo de preparação para a Assembleia Arquidiocesana começou nas paróquias. Até o final de junho, foram realizadas as assembleias paroquiais. Depois, a síntese de cada paróquia foi enviada à região pastoral. Cada região pastoral elaborou sua síntese a partir do material que recebeu das paróquias e realizou sua assembleia também, o que se deu no mês de julho. Agora foi preparada uma única síntese das respostas das oito regiões pastorais para ser apresentada e aprovada na Assembleia Arquidiocesana. 
É fundamental o processo das assembleias porque são elas que dão oportunidade aos leigos de participarem das decisões. Os leigos muitas vezes são chamados somente para executar, mas eles precisam também ajudar a decidir o que vai ser executado. Quando os leigos participam do processo de decisão, assumem muito mais a execução dos planos. As assembleias, às vezes, são pesadas e difíceis, mas, bem realizadas, produzem muito mais frutos.
Ter um plano de ação é importante...continue lendo...

Nenhum comentário: