04 setembro, 2012

“Eu e Você para acontecer” – esta linda história tem que continuar

“Eu e Você para acontecer” – esta linda história tem que continuar

Um “belo dia”, por volta do ano de 2003 o povo de Deus das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) da Paróquia nossa Senhora da Liberdade e da Capela Nossa Senhora do Rosário (hoje paróquia), percebeu que com as experiências teóricas através dos estudos dos documentos e as experiências na prática estava na hora de lançar as redes para outro lado da barca, buscar novas estratégias, tentar o novo.

Comungavam do anseio de levar às outras pessoas esclarecimentos e orientações sobre a melhor forma de escolher o seu candidato/a. Motivados pelo Documento nº 67 da CNBB, surgiram estudos e conversas informais que despertaram idéias e questionamentos sobre a possibilidade de apoiar ou lançar alguém do da comunidade como candidato a disputar uma vaga no Legislativo Municipal na cidade de Maringá-Pr. Nascia, assim o “Mandato Participativo”, com o povo das Comunidades Eclesiais de Base (pastorais, movimentos e serviços).

Para representar o tão sonhado “Mandato Participativo”, precisava de uma pessoa, a tarefa do grupo foi escolher apenas um nome, e o escolhido foi o de Humberto Henrique, liderança das CEBs na paróquia Nossa Senhora da Liberdade.

O povo organizado foi á luta, de rua em rua, casa em casa, noite e dia, domingo a domingo levando a certeza e o sonho de que é possível sim, legislar com transparência em prol do bem comum. Por onde passávamos éramos acolhidos, levamos as pessoas a sonhar e a acreditar e foi e esta sendo lindo demais.

Em 2004 à comunidade e pessoas que acreditaram elegeu Humberto Henrique vereador de Maringá. Quase no final do mandato, novamente a comunidade avaliou e na certeza que o “Mandato Participativo” precisava continuar chegou-se a conclusão que Humberto deveria continuar representando-o e nas eleições de 2008 novamente a comunidade e pessoas que acreditaram o elegeu e foi o 4º mais votado da cidade e o que mais recebeu votos pelo Partido dos Trabalhadores em Maringá.

Com a vitória nas urnas, Humberto Henrique conquistou a oportunidade de, juntamente com a comunidade, colocar em prática os compromissos de campanha.

Uma missão que hoje abrange reivindicações e atuação em toda a cidade. A participação popular na construção da nossa cidade é a razão da existência deste Mandato e o instrumento necessário para que suas propostas se concretizem. Vereador e o povo junto – “Eu e Você para acontecer”.

Novamente a comunidade avaliou e chegou à conclusão que o “Mandato Participativo” vem fazendo a diferença e que Humberto Henrique é sem dúvida um homem cristão e confiável, com profundo amor a Deus e respeito ao próximo, exemplo de que quanto mais a pessoa é exigida na sua coerência de vida, mais ela é chamada a traduzir em atitudes os valores do Evangelho. Valores que nem sempre são compreendidos pela sociedade, mas que trazem transformações na sociedade, no meio político, transformação para o povo.

Por tudo, novamente Humberto Henrique foi pela comunidade escolhido para continuar representando o “Mandato Participativo”, que nasceu com o povo das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs).

Peço seu voto para Humberto Henrique (PT) – número 13.333

A participação leiga de forma ativa, criativa e responsável, dentro e fora da Igreja, é fundamental para a evangelização. Sua missão, própria e específica, se realiza no mundo de tal modo que, com seu testemunho e sua atividade, contribui para a transformação das realidades e para a criação de estruturas justas segundo os critérios do Evangelho (cf. DA, 2007, nl. 210, p.102).

2 comentários:

Marisa disse...

Parabéns Lucia, espero realmente que esta linda história continuei e assim o reino de Deus Vai acontecendo.
Boa sorte
Marisa.

Ézio disse...

Olá a todos.
Essas palavras da Lucia certamente foram escritas com o coração.
Conheço o Humberto e de fato, ele assume verdadeiramente o papel de representante. Antes de tomar qualquer decisão ele houve a base, as lideranças, a equipe do mandato. Ele pratica na essência o "mandato participativo".
Infelizmente meu título não esta em Maringá (minha cidade natal) para depositar esse voto tão importante, mas estarei aqui torcendo para continuar esse projeto.

Abraços solidários.

Ézio Faganello
Mandato da Deputada Luciana Rafagnin
Tel. 41 3350 4249 / 41 3350 4087 / 41 9606 4048

“Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produção ou a sua construção” Paulo Freire.