17 outubro, 2012

Jelson Oliveira lança o livro Sabedoria Prática no Câmpus Maringá da PUCPR

Doutor em Filosofia fala sobre necessidade de viver filosoficamente, de cultivar o amor e conservar amigos

O coordenador do curso de Filosofia do Câmpus Curitiba da PUCPR, Jelson Oliveira, lança, nesta sexta-feira (19), às 9h30, o livro Sabedoria Prática no Câmpus Maringá da PUCPR. Editado pela Editora Champagnat, a obra apresenta a sabedoria como uma capacidade de empregar a razão para alcançar o bem e a verdade, com o fim de dirigir as condutas humanas da melhor maneira possível, orientando-as para a felicidade.
Para isso, o autor fala da necessidade de viver filosoficamente, de cultivar o amor e conservar amigos, valorizar as diferenças, comprar menos, viver conforme a natureza e aprender a morrer.
Em seis capítulos, a obra traça um panorama dos principais desafios da vida contemporânea, que através da visita a várias teses dos filósofos da tradição, transforma esses assuntos da filosofia em conteúdo de vida. Trata-se de repensar a forma de habitar o mundo através da sabedoria prática (phonesis), um dos conceitos mais antigos da filosofia. O livro foi lançado na 22ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo e também em Curitiba.
Jelson Oliveira em fevereiro de 2010 esteve em Maringá assessorando o Seminário das CEBs da Província Eclesiástica de Maringá que compreendem Arquidiocese de Maringá e as Dioceses de Campo Mourão, Paranavaí e Umurama. O tema por ele trabalhado foi Ecologia.
 
Jelson Oliveira é professor do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. É coordenador do curso de Filosofia da mesma Universidade. Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná (1999), especialização em Sociologia Política e mestrado em História da Filosofia Moderna e Contemporânea pela mesma Universidade (2004). É doutor em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos, com pesquisa sobre a Amizade em Nietzsche.

Nenhum comentário: