03 janeiro, 2012

Quais “Herodes” querem matar a juventude?

Vivemos em tempos de morte de jovens. Além das mortes violentas, frutos da injustiça social, de um modelo público com falta de segurança e coerência, há mortes premeditadas, há mortes decididas em reuniões, há mortes institucionais, há mortes pastorais, há mortes com dia e hora marcadas para acontecer. Causando tudo isso, estão os “Herodes” que usando de seu poder de forma autoritária e opressora outorgam-se títulos divinos de decidir o que deve viver e o que deve morrer sem respeitar processo ou construção alguma, sem respeitar a vida.  ..continue lendo...

Cartas para Dilma: agricultores e agricultoras aconselham a presidenta

Centenas de cartas escritas por mãos calejadas do trabalho na roça. Palavras de gratidão, fé e indignação revelam sentimentos contraditórios que se alastraram no Semiárido brasileiro. Alegria, pela conquista de uma cisterna perto de casa, de uma alimentação saudável e de aumento da renda familiar; e frustração pela possibilidade de ver o que está dando certo para a região ser descartado. Leia na íntegra

Operadoras de planos de saúde deverão oferecer cerca de 60 novos procedimentos

Desde o dia  1º de Janeiro de 2012, entrou em vigor a Resolução Normativa nº 262, que atualiza o Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde.  Publicada em agosto de 2011, pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), a norma determina que as operadoras de planos de saúde deverão oferecer cerca de 60 novos procedimentos aos consumidores de planos novos (contratados após janeiro de 1999) ou adaptados à legislação. O Rol de Procedimentos é a listagem mínima de consultas, cirurgias e exames que um plano de saúde deve oferecer.  As operadoras que não cumprirem o Rol serão punida com multa de R$ 80.000,00. O consumidor pode denunciar uma operadora que não está cumprindo o Rol de Procedimentos pelo Disque ANS (0800 701 9656) ou comparecer em um dos 12 núcleos da ANS de diversas regiões do Brasil.  Aqui  mais informações e a listagem dos 60 novos procedimentos.

A importância de cuidados com os pés dos diabéticos

Segundo dados da Associação Médica de Podiatria Americana, cerca de 20% dos casos de feridas nos pés de pessoas diabéticas podem evoluir para a amputação. A estimativa é que, anualmente, 42 mil pessoas nessas condições têm os membros inferiores amputados. Conhecido entre os especialistas como pé de diabético, a doença pode afetar nervos e a circulação sanguínea e é caracterizada por feridas que não curam, inchaço local, dormência, falta de sensibilidade, ressecamento e cor azulada.
Cuidados:
- É preciso examinar diariamente os pés e ter cuidados com bolhas, rachaduras e ressecamentos.
- Evite colocar os pés de molho, pois eles poderão rachar ou ressecar.
- Nunca ande descalço, mesmo em casa
- Não tente remover calos ou verrugas com curiosos e pedicures sem treinamento.
- Use diariamente uma loção ou creme hidratante nos pés. Retire o excesso e não use cremes entre os dedos.
Diagnóstico: Peça para seu médico examinar seus pés em todas as consultas.
A Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), mantém em sua página na internet um link com um manual de atenção integral ao pé diabético. O texto, distribuído em 40 páginas, também foi entregue a profissionais envolvidos com o tratamento da doença, mas pode ser acessado por qualquer pessoa no endereço www.sbacv.com.br.