17 janeiro, 2012

Para refletir

Quando minha escolha é consciente, nenhuma repercussão me assusta. Quando não é, qualquer comentário me balança. (José Eustáquio)

Aumenta o número de casos de câncer em todo o Brasil

Segundo especialistas, as causas são o envelhecimento e os maus hábitos de vida, mas prevenção pode frear aumento. A Região Sul é a que concentra a maior incidência de câncer, proporcionalmente, no Brasil, segundo balanço divulgado pelo Ins­­tituto Nacional do Câncer e pelo Ministério da Saúde. Os dados são referentes a 2008 e 2009. Para 2012, os números são claros: deve haver aumento nos registros em todo o país. Os tumores mais comuns serão os de pele, próstata, mama, colo de útero, pulmão, cólon e reto. 
Prevenção
Segundo os especialistas, algumas atitudes ajudam a evitar que a doença apareça:
- Tenha uma alimentação balanceada, rica em frutas, legumes, verduras, cereais integrais e carnes magras. Nada melhor que os tradicionais arroz, feijão, salada e carne. Fuja dos alimentos industrializados, daqueles com gordura animal, de fast- food e de fontes de sódio e açúcar em excesso.
- Beba água. Refrigerantes, sucos industrializados e águas aromatizadas aumentam as chances de câncer, principalmente de cólon retal, pelo excesso de corantes e conservantes.
- Sempre que possível, fuja da cidade e passe uns dias em um local mais tranquilo e menos poluído.
- Não fume. O tabagismo (mesmo que esporádico) aumenta em 40% as chances de câncer.
- Não beba em excesso.
- Pratique exercícios físicos três vezes por semana, por pelo menos 50 minutos.
- Se está acima do peso, emagreça. A obesidade é fator de risco para vários tipos de câncer.
Leia na íntegra a reportagem publicada na Gazeta do Povo