09 fevereiro, 2012

Queimar é fácil demais, recicle se for capaz - De Maria Newnum, na Folha de Maringá

Há 3 anos assumimos o compromisso de dar um destino sustentável para as garrafas pets cujo líquido fosse consumido em nossa residência. Nesse período nenhuma garrafa foi descartada nem mesmo para coleta seletiva feita que antigamente era feita em nosso condomínio. O resultado foi um bonito e confortável sofá de 3 lugares (com 288 garrafas) que serve também de cama; e mais 5 puffs (32 garrafas cada)...continue lendo...

14 de Março: Dia internacional de luta contra as barragens, pelos rios, pela água e pela vida

O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) convoca todas as entidades, organizações, pastorais, redes, ativistas e movimentos sociais a inserirem-se e nos ajudarem a realizar as mobilizações que marcarão o Dia Internacional de Lutas Contra as Barragens, pelos rios, pela água e pela vida, na jornada do 14 de março. Nesta data, populações atingidas por barragens do mundo inteiro denunciam o modelo energético que, historicamente, tem causado graves conseqüências sociais, econômicas, culturais e ambientais. Segundo o relatório da Comissão Mundial de Barragens (órgão ligado à ONU), no mundo, cerca de 80 milhões de pessoas foram atingidas direta ou indiretamente pela construção de usinas hidrelétricas.
Os últimos anos foram marcados pelo avanço das grandes empresas nacionais e estrangeiras no controle das riquezas naturais e minerais, da água, das sementes, dos alimentos, do petróleo e da energia elétrica. Todos estes bens tornam-se mercadorias e são explorados pelos setores da indústria que se abastecem com o alto consumo de energia. A atual crise do capitalismo mostra o quanto este modelo de produção e consumo é insustentável e insano, centrado apenas no lucro de poucos. Para o MAB é necessário construir um novo modelo de desenvolvimento, centrado na busca de condições dignas de vida para a classe trabalhadora.
Movimentos de resistência contra este modelo se fortalecem e agora, mais do que nunca, faz-se necessária a realização de grandes jornadas de lutas que deverão ir para além do 14 de março, devem avançar para a Rio + 20, que acontece em junho no Rio de Janeiro, e para combater todas as estruturas injustas desta sociedade. Em se tratando do modelo energético, a crise nas atividades econômicas abrem a possibilidade de discutir uma reestruturação profunda, que parta das necessidades reais de superação das contradições do atual modelo e que carregue os princípios da soberania energética a partir de um projeto popular.
Cada vez mais nosso compromisso é de nos organizarmos e de nos inserirmos nas lutas contra as transnacionais, pelos direitos dos trabalhadores, na defesa dos rios, da água e da vida. As manifestações da semana do 14 de março serão realizadas para pedir solução para a enorme dívida social e ambiental deixada pelas usinas já construídas e para fortalecer a luta por um outro modelo energético. Portanto, essa luta não é apenas da população atingida pelos lagos, pois todo o povo é atingido pelas altas tarifas da energia, pela privatização da água e da energia, pelo dinheiro público investido em obras privadas. Cabe a nós fazermos a luta de resistência e construirmos um novo modelo energético e de sociedade!
Águas para vida, não para morte!
Água e energia não são mercadorias!

MAB - Movimento dos Atingidos por Barragens - Brasil

Feministas apoiam nova ministra e aguardam debate sobre aborto

Para representantes de entidades ligadas às causas feministas, escolha de Eleonora Menicucci de Oliveira para Secretaria de Políticas para as Mulheres foi bola dentro da Dilma Rousseff. Apesar de a presidenta ter ficado na defensiva sobre aborto durante eleição de 2010, militantes ainda têm esperança de que debate será aberto no país. Leia a reportagem de Najla Passos e publicada por Carta Maior

Letra da canção "Leproso"

A Bíblia não revela o seu nome
Nem sequer seu endereço
Mas a historia aconteceu,
De um homem que era muito desprezado
Sim, por todos humilhado, era triste o destino seu.
Quero crer que este homem tinha família
Trabalhava todo dia, e também temia a Deus
De repente algumas manchas no seu corpo
Era pra ele um desgosto, começou lhe incomodar
Era triste a sua sorte procurou um sacerdote e pediu para o examinar
 
Veja aqui na íntegra contribuição de Amanda Ferrari na letra da canção "Leproso"