13 fevereiro, 2012

Faleceu Dom Ladislau Biernaski, bispo de São José dos Pinhais, o profeta do Paraná

Aos 74 anos de idade faleceu hoje, dia 13 de fevereiro de 2012, as 11h30m, Dom Ladislau Biernaski, cm, Bispo diocesano de São José dos Pinhais. Nascido em Almirante Tamandaré, região metropolitana de Curitiba, dia 24 de outubro de 1937, Dom Ladislau foi nomeado bispo auxiliar de Curitiba em 1979, sendo ordenado pelo Beato João Paulo II e primeiro bispo diocesano de São José dos Pinhais a 6 de dezembro de 2006.
Dom Ladislau era Lazarista e conhecido pela sua atuação junto às pastorais e movimentos sociais. O Paraná perde o seu maior profeta, homem simples, identificado com o povo e o grande defensor dos pobres, pequenos e injustiçados.
“Ele é a nossa paz” era o lema de Dom Ladislau, lema este que vivenciou durante toda a sua vida de padre, bispo auxiliar e bispo diocesano. Atuante junto à Comissão Pastoral da Terra, da qual foi seu presidente até 2011, Dom Ladislau não media esforços para intermediar questões políticas e sociais, quando a vida dos mais simples estava em jogo. Fundador de pastorais sociais e entidades de defesa da vida, Dom Ladislau foi o secretario da CNBB, Regional Sul II para o quadriênio2007-2011.
Perdemos um pastor e amigo, ganhamos um intercessor!
Seu sepultamento acontecerá logo após a Santa Missa que acontecerá na quarta feira, dia 15, as 9h, na Catedral Diocesana de São José dos Pinhais.

Por: Pe. Carlos Alberto Chiquim

Bazar de Novos e Usados - Lar Escola da Criança de Maringá

No dia 18 de fevereiro, o Lar Escola da cidade de Maringá, vai realizar um Bazar de Novos e Usados. Os organizadores estão aceitando doações de roupas e sapatos e diversos outros produtos para este bazar. Informações no 3027-3030.

São Sepé Tiaraju e os Sete Povos das Missões ressuscitam no coração do povo

"São Sepé Tiaraju com seus mil e quinhentos mártires guarani, junto com as Missões Jesuíticas dos Sete Povos do Rio Grande, ressuscitaram definitivamente no coração e na alma de nosso povo sul-riograndense", atesta Antonio Cechin, irmão marista e miltante dos movimentos sociais, autor do livro Empoderamento Popular. Uma pedagogia de libertação. Porto Alegre: Estef, 2010. O testemunho desta ressurreição é a "verdadeira catadupa de fatos reveldores" que o Irmão Cechin narra. Leia o artigo

Para onde irão os indignados e os “occupiers”?

Ao participar do Forum Social Temático, Leonardo Boff, teólogo e escritor, percebe que estamos "num outro tempo" em que "surgiu uma nova sensibilidade. Postula-se outro modo de ser cidadão, incluindo poderosamente as mulheres antes feitas invisíveis, cidadãos com direitos, com participação, com relações horizontais e transversais facilitadas pelas redes sociais, pelo celular, pelo twitter e pelos facebooks". Segundo ele, "temos a ver com uma verdadeira revolução". Eis o artigo