28 fevereiro, 2012

"22 de janeiro" - novos poemas na linha do tempo

Após um tempo de silêncio (por conta destes textos que me povoavam a cabeça e a garganta), apresento os novos poemas de Na linha do tempo.
Inspirados nos acontecimentos ocorridos no dia 22 de janeiro deste ano, em São José dos Campos - SP, e naquilo que aconteceu subsequentemente, estes poemas são dedicados a todas as famílias que foram vítimas da violência dos governos tucanos (estadual e municipal). São dedicados àqueles que foram feridos. Àqueles que morreram (e cujas mortes não foram reconhecidas, cujos corpos desapareceram).
O que ocorreu no Pinheirinho não é um evento isolado. O que aconteceu se repetirá (e principalmente se nos calarmos ou resignarmos). Hoje pela manhã, por exemplo, a favela da Av. Presidente Wilson, no Ipiranga, pegou fogo. Obviamente, isto não tem nenhuma ligação com a recente inauguração do Shopping Mooca ao lado...
Estes poemas são uma tentativa de não silenciar.
Somos todos/as Pinheirinho!
Confira em: http://versosnalinhadotempo.wordpress.com/2012/02/28/vinteedoisdejaneiro/

Um forte abraço,
Jonathan Constantino

Violência doméstica na Argentina: não só as mulheres são vítimas

Entre as 131 denúncias de abandono de lar recebidas no Registro Nacional de Informação de Pessoas Menores Extraviadas da Argentina, 82 se referem a adolescentes mulheres. E 100% desse universo de 131 denúncias corresponde a vítimas de violência doméstica: violência exercida sobre seus próprios filhos por pais e mães. Meninos, meninas e adolescentes são vítimas invisíveis da violência de gênero e devem ser reconhecidos como vítimas visíveis. Leia artigo de Cristina Fernández.

Hoje reunião do movimento $uper$alários não para prefeito e vereadores de Maringá-Pr

A realização da Reunião/Plenária hoje, dia 28 de fevereiro de 2012 – às 19hs– no Plenarinho da Câmara de Vereadores, tem por objetivo definir um posicionamento coletivo das entidades e evitar que os vereadores ( os que aprovaram o aumento) saiam como os “heróis e paladinos da ética e da moralidade” limpando a sujeira que fizeram. Pretendemos evitar que a “voltar atrás” dos vereadores seja interpretada apenas como uma "boa vontade" ou "amadurecimento" dos mesmos, pois se sabe que a mudança de opinião ocorreu sim pela mobilização e pela iniciativa da sociedade civil organizada, estimulada pelo movimento criado pelas redes sociais. Trecho do convite do movimento $uper$alários não.

Reunião de reflexão sobre as mudanças na Avenida Morangueira na cidade de Maringá-Pr

Moradores e comerciantes da região da Avenida Morangueira estão convidados a participar de uma reunião de reflexão sobre as mudanças promovidas no trânsito nas últimas semanas. A reunião é uma iniciativa da Associação Comunitária da Vila Santo Antônio com o apoio da Associação de Ação e Reflexão Social (Aras) e Paróquia Santo Antônio de Pádua.
Data: Hoje, terça-feira – 28\02\2012
Início: 19h30
Local: Centro Pastoral Arquidiocesano (Cepa). Rua Vereador Joaquim Pereira de Castro, 267, Vila Santo Antônio – ao lado da igreja Santo Antônio.
Outras informações podem ser obtidas com Carlos Mariucci: 44 99537783