01 março, 2012

Vida do bispo emérito de São Félix do Araguaia, Pedro Casaldáliga, chega à televisão espanhola

Por: Adital: O bispo emérito de São Félix de Araguaia (Brasil), bispo dos pobres, dos sem terra, Pedro Casaldáliga, terá sua série de televisão. Trata-se de "Descalço sobre a terra vermelha” (Descalç sobre la terra vermella, em catalão), baseada em uma novela homônima do jornalista Francesc Escribano, que começará a ser gravada na primavera e será transmitida na TVE e TV3. Pedro Casaldáliga completou no dia 16 de fevereiro passado 84 anos. Nascido em 1928, se ordenou sacerdote em 31 de maio de 1952, unindo-se aos claretianos. Em junho de 1968 se mudou como missionário ao estado do Mato Grosso no Brasil. Em 23 de outubro de 1971 foi ordenado bispo de São Felix do Araguaia. Ao completar 75 anos, a Casaldáliga foi-lhe recordado desde o Vaticano que – como todos os bispos ao chegar a essa idade – teria que apresentar sua demissão. O religioso decidiu permanecer na diocese que havia presidido durante mais de 35 anos, reclamando a participação da comunidade na eleição de seu sucessor, apesar de que a Santa Sede lhe recomendou abandonar o país. Doente de Parkinson desde algum tempo, Pedro Casaldáliga não quis abandonar a luta pela defesa dos direitos dos menos favorecidos. Leia na íntegra

Dica: cursos de capacitação gratuitos

O Programa de Educação à Distância da Associação do Senhor Jesus (TV Século 21) está ofertando GRATUITAMENTE cursos de capacitação em diversas áreas, com certificado. Entre os ofertados, para quem esta envolvido na formação da juventude, o curso Liderança Cristã para Jovens e o outro sobre as catequeses de João Paulo II sobre a chamada Teologia do Corpo. É importante porque discute o amor humano em seus vários aspectos: da afetividade ao celibato. O curso é dividido em dois módulos. Além desses, há cursos sobre Sagrada Família, Catecismo da Igreja Católica (em 3 módulos), homilia diária, Igreja Católica como Construtora da Civilização (indispensável aos acadêmicos), e Orientação para a Vida Política. Para os que atuam na educação, e que precisam cumprir uma carga horária anual de cursos de capacitação, também estão sendo oferecidas capacitações em Matemática, Português, Informática e Ensino Religioso. Mais informações

Posicionamento do Movimento $uper$aláriosnão para o Debate na Câmara de Vereadores de Maringá

Definição da Reunião:
O Movimento não apresentará no debate, que será realizado na reunião extraordinária da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara de Vereadores, no dia 1º de março, um valor específico. Apresentará apenas uma proposta de referência para a definição dos valores.
Veja as definições abaixo:
1) A revisão imediata dos $uper$alários intituidos pelas Leis Municipais 9.104/11 e ...9.105/11 - retornando aos valores atuais.
2) Parâmetros para a definição dos Valores dos Vereadores:
2.1) Levantamento do percentual de reajuste (nos últimos 10 anos) sobre os valores dos subsídios dos vereadores.
2.2) Levantamento do percentual de reajuste (nos últimos 10 anos) sobre os vencimentos (salários) dos servidores públicos do legislativo municipal.
Após realizado o levantamento:
1. No caso dos reajustes percentuais dos salários dos servidores públicos municipais do legislativo maringaense serem inferiores aos reajustes dos subsídios dos vereadores, NÃO DEVERÁ HAVER REAJUSTE DOS SUBSÍDIOS!
2. No caso dos reajustes serem superiores - a diferença de percentual deverá ser a base para o reajuste dos subsídios para os vereadores!
O Mesmo Critério deverá ser aplicado para os reajustes do Prefeito - Vice-Prefeito e Secretários Municipais tendo como referência os percentuais de reajuste dos Funcionários Publicos da Prefeitura Municipal.
PS: A Referência está apresentada como base para o estudo da Comissão de Finanças e Orçamento - Poderá ser feita num único ato - não havendo necessidade de revogação e após definição de novo valor - apenas rever o valor aprovado para o novo valor definido.

I Conferência Internacional de Ética e Direitos Humanos

Evento muito importante parta a formação de nossa consciência social e cristã.
I Conferência Internacional de Ética e Direitos Humanos
Novidade: Entrada franca para o público que não precisar de certificado.
Data: 05-08/03/2012 – 19h
Local: anfiteatro do Colégio Marista (entrada pela Av. Tiradentes esquina com Av. Paraná)
Conferencistas:
- Prof. Dr. Claudinei Chitolina - PUC-PR
- Prof. Dr. Aldo Vendemiati – Decano da Faculdade de Filosofia da Pontifícia Universidade Urbaniana de Roma (Vaticano)
Realização: PUC-PR; Editora Humanitas Vivens e UEM (Departamento de Filosofia)
Aqui a programação - ficha de inscriçoes e outras informações