23 março, 2012

Para Refletir

Como é bonito e motivador ver a Igreja Católica de Maringá defendendo a vida

Pela relevância pública do Evangelho e da fé e pelos efeitos perversos da injustiça a Igreja não pode ficar indiferente diante situações em que a vida humana e a vida da natureza se encontram em risco. Consciente que o papel da Igreja é defender e promover a vida, a Arquidiocese de Maringá manifestou o seu posicionamento contrário ao projeto da prefeitura que planeja instalar uma usina de incineração para queimar o lixo da cidade.

A Igreja Católica carrega na sua história um valor evangélico cada vez mais interpelador para sua missão de estar próxima do seu povo. As Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja do Brasil propõem evangelizar “participando da construção de uma sociedade justa e solidária”.

A Igreja Católica continua sua missão de educação das consciências, denunciando profeticamente as injustiças e anunciando uma sociedade nova, insistindo na ética. E o faz mediante suas Campanhas da Fraternidade. É missão da Igreja a continuidade da ação de Jesus na história para que haja vida e vida em abundância.

Como é bonito e motivador ver a Igreja Católica sendo presença viva de Jesus nos lugares e momentos onde a vida humana e a vida da natureza se encontram ameaçada. Um novo rosto, uma nova postura, um novo encanto, renasce a esperança.

Sugestão de Leitura

O atrativo de Jesus
A leitura que muitas de nossas  Igrejas  propõem neste domingo é o Evangelho de Jesus Cristo segundo João 12, 20-33  que corresponde ao Domingo 5º da Quaresma. O teólogo espanhol José Antonio Pagola comenta o texto. Confira aqui

Para refletir

Não há como aproximar-se de Jesus sem sentir-se atraído e fascinado por sua pessoa, pelo carinho, delicadeza e ternura com que trata os outros, independente de seu gênero, etnia ou religião. O que fala mais alto em Jesus é o seu testemunho de vida.