28 março, 2012

Hospitais terão de adotar programa de qualidade em mamografia

Hospitais e clínicas públicas e particulares que fazem exames de mamografia no país terão de adotar o Programa Nacional de Qualidade em Mamografia, criado pelo Ministério da Saúde por meio de portaria publicada ontem (27) no Diário Oficial da União. O programa já está em vigor. Além de garantir a qualidade, outro objetivo do programa é minimizar os riscos associados ao uso do raio X. De acordo com a nova norma, serão avaliadas as imagens da mamografia, o laudo médico, a capacitação dos profissionais de saúde e a taxa de detecção de câncer de mama pelo exame.
A mamografia é o exame fundamental para diagnóstico de câncer de mama, o mais comum entre as brasileiras. Se identificado em estágio inicial, as chances de cura são de 95%. No Brasil, a taxa de mortalidade é considerada alta, porque a doença é identificada em fase avançada, segundo o Inca. O instituto estima 52.680 novos casos este ano. A Lei da Mamografia (Lei 11.664), de 2009, dá direito à mulher, a partir dos 40 anos de idade, a fazer o exame gratuitamente, segundo recomendação médica.

Bento XVI defende um desenvolvimento humano centrado na ética

Ele reportou-se à crise econômica que, frisou, tem raízes numa “profunda crise de tipo espiritual e moral, que deixou o homem vazio de valores e desprotegido frente à ambição e o egoísmo de certos poderes que não consideram o bem autêntico das pessoas e das famílias”. O papa afirmou que a regeneração das sociedades e do mundo requer homens retos, de firmes convicções morais e que não sejam manipuláveis por interesses estreitos. Horas antes da missa, que teve a participação dos 17 bispos cubanos, Bento XVI tinha sido recebido por Raúl Castro. O presidente cubano lembrou a visita, 14 anos atrás, do papa João Paulo II e lamentou que o bloqueio econômico, político e midiático contra Cuba não tenha se alterado no período. Ele declarou que as estreitas relações entre a Santa Sé e Cuba, que se desenvolvem há 76 anos sem interrupção, “nos satisfazem”, pois estão baseadas no respeito mútuo e na concordância em assuntos vitais para a humanidade. Católicos cubanos comemoram os 400 anos do achado da Virgem da Caridade do Cobre, venerada no país, e que, segundo o papa, tem estado presente na vida pessoal e nos grandes acontecimentos do país, de modo particular na sua independência.

A reportagem é de José Aurelio Paz e publicada pela Agência Latino-Americana e Caribenha de Comunicação (ALC), 27-03-2012.

Quatro dias para o apagar das luzes. O que você vai fazer durante a Hora do Planeta?

Muita gente está mobilizada para a Hora do Planeta 2012. 14 capitais brasileiras, além de muitas empresas, organizações, artistas, um astronauta e até a Organização das Nações Unidas apoiam o movimento global em defesa do meio ambiente.  Não fique de fora e mobilize sua comunidade. Faltam quatro dias para o maior movimento global pelo meio ambiente. No próximo sábado, dia 31 de março, das 20h30 às 21h30, milhões de pessoas irão apagar as luzes de suas casas para mostrar que se preocupam com o aquecimento global e todos os problemas ambientais que enfrentamos. No Brasil, 13 capitais brasileiras confirmaram sua participação e irão, junto com cidades no mundo inteiro, desligar a iluminação de seus monumentos...continue lendo...