10 abril, 2012

Lançamento da 5ª Semana Social Brasileira na Arquidiocese de Maringá

No dia 14, próximo sábado, a Arquidiocese de Maringá fará o lançamento da 5ª Semana Social Brasileira, promovido pela Associação de Reflexão e Ação Social (Aras/Cáritas) e o Conselho Arquidiocesano de Leigos e Leigas da Arquidiocese de Maringá (CALLM), em conjunto com a Escola de Teologia para Cristãos Leigos da Arquidiocese. A 5ª Semana Social Brasileira terá como tema “Um novo Estado, caminho para uma sociedade do bem viver” e o lema “Estado para que e para quem?”. O encontro será assessorado por Daniel Seidel, mestre em Ciência Política, Secretário de Desenvolvimento Social e de Transferência de Renda do Distrito Federal (SEDEST) e secretário executivo da Comissão Brasileira de Justiça e Paz (organismo vinculado à CNBB).
Neste ano, cada diocese e Regional trabalharão o tema proposto para que em maio de 2013 aconteça o grande evento em Brasília. Na ocasião serão propostos debates a respeito de questões sociais, a partir da doutrina social da Igreja trazendo como proposta a reflexão sobre o papel do Estado na vida dos brasileiros em uma perspectiva crítica e propositiva, pois participar implica em ter consciência das dificuldades e erros, mas também propor outros caminhos.
“É um instrumento de diálogo entre Igreja e sociedade, sobretudo com aqueles que não tem poder, excluídos, e que estão lutando para adquirir direitos”, afirmou padre Nelito Dornelas, articulador da 5ª Semana Social Brasileira. As semanas sociais desempenham importante papel na ação evangelizadora da Igreja. Assim como as Pastorais Sociais, as reflexões propostas no encontro contribuem para intensificar a presença pública da Igreja na realidade sócio/política/econômica, objetivando a transformação da sociedade.
As semanas sociais são parte da ação evangelizadora da Igreja. A primeira Semana Social Brasileira Foi realizada em 1991, de 03 a 08 de novembro. Tinha a finalidade de celebrar, no Brasil, os cem anos daRerum Novarum. Seu tema central foi o Mundo do Trabalho, Desafios e Perspectivas. A Segunda Semana Social teve início em meados de 1992, estendendo sua realização ao longo de dois anos, sendo que o grande evento foi realizado em nos dias 24 a 29 de julho de 1994. Seu tema central foi Brasil – Alternativas e Protagonistas. Seu enfoque foi nos candidatos a presidente, às vésperas da campanha eleitoral daquele ano. A Terceira Semana Social Brasileira ampliou para três anos seu tempo de duração, coincidindo com o tríduo de preparação para o Jubileu do ano 2000. Com a proposta Resgate das Dívidas Sociais – Justiça e Solidariedade na construção de uma sociedade democrática. A Quarta Semana Social, realizada entre 2004 e 2006 com tema Mutirão por um Novo Brasil, multiplicou-se em 268 Semanas Sociais em todo país.
Data: 14 de abril de 2012
Local: Salão paroquial da igreja Santo Antônio - Praça Santo Antônio, Vila Santo Antônio, Maringá-PR.
Outras informações podem ser obtidas na secretaria da ARAS (44) 3263-4887, com Paulo Mota.

“Você não é o ser superior do universo”

Do site do Rigon
Ana Domingues, da Funverde, na reunião de ontem à noite do Fórum Intermunicipal Lixo & Cidadania, que o prefeito Silvio Barros II (PP) pare com essa história de queimar lixo. Usando uma fala intensa e emocionada, disse a Silvio II que ele deveria entender que as pessoas não podem ser consideradas inimigas só porque pensam diferente dele. “Você não é o ser superior do universo. Deveria ouvir”, sugeriu. Ana esclareceu que, como dirigente da Funverde, esteve em Paris e conversou com as pessoas que moram pertoo do incinerador – e que por isso está no Fórum contra a incineração.

Sugestão de Leitura

A festa da Páscoa é algo tão marcante na vida litúrgica que muitas igrejas estendem esse dia por uma semana! Em continuidade às comemorações pascais, lembramos de forma especial o testemunho de Maria Madalena: Eu vi o Senhor!
Veja a bela narrativa do encontro entre Madalena e Jesus (Jo 20,1-18) na interpretação de Vanildes Gonçalves. Leia também o que nos dizem Carlos Mesters e Mercedes Lopes sobre Maria Madalena e o discipulado das mulheres.
Ao celebrarmos a Páscoa, queremos conclamar a sociedade para voltar seu olhar sobre a realidade dos povos indígenas no Brasil. Entre os textos, destacamos Leitura da Bíblia entre Indígenas, de Lori Altmann.
Que a Ressurreição continue acontecendo a cada dia!