16 abril, 2012

Em Maringá Jornada Nacional de Lutas do MST

Amanhã dia 17, Dia Nacional da Luta pela Reforma Agrária, trabalhadores sem terra realizarão a Jornada Nacional de Lutas do MST Maringá. O ato acontece em protesto à impunidade ao que ficou conhecido como Massacre de Eldorado dos Carajás, quando 21 trabalhadores rurais Sem Terra foram assassinados pela Polícia Militar em 1996, em Eldorado dos Carajás, no Pará. Mesmo já tendo passado 16 anos após o massacre, os autores e mandantes pelo crime continuam soltos. Isso representa a maneira como são tratadas as questões referentes à luta pela terra no Brasil, cujo país tem a segunda maior concentração de propriedade de terra no mundo, em que 1% dos proprietários controla 48% das terras agrícolas. Por questões de segurança, o local e a hora do evento serão divulgados apenas amanhã. Mais informações

Nota do Grupo de Diálogo Inter-religioso de Maringá (GDI) sobre o projeto de incineração de resíduos

O GDI – Grupo de Diálogo Inter-religioso de Maringá, tendo conhecimento da intenção da municipalidade em instalar uma Usina de Incineração de Resíduos Sólidos Urbanos, procurou informar-se sobre os danos à saúde das pessoas, à saúde do meio ambiente e o prejuízo social causado aos nossos irmãos fraternos que tiram da reciclagem o sustento para vida, além dos elevados custos econômicos relacionados à implantação de um empreendimento dessa natureza, vem a público emitir a seguinte NOTA:

1- Referendamos e seguimos o posicionamento da Arquidiocese de Maringá, contrário à incineração, emitido em 15 de março de 2012, e reafirmado em 22 de março de 2012.

2 – Seguimos a Orientação do Observatório das Metrópoles, entidade ligada à Universidade de Maringá, que atua em 15 regiões brasileiras implementando políticas setoriais urbanas fundamentadas na Política Nacional de Resíduos Sólidos instituída pela Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010. No dia 22 de Março de 2012, o Observatório das Metrópoles da UEM emitiu nota pública de apoio ao Movimento Contra a Proposta de Incineração dos Rsus em Maringá.

3 – Apoiamo-nos igualmente no teor da Recomendação Administrativa Conjunta Nº01/2012 do Ministério Público do Estado do Paraná, do Ministério Público Federal – Procuradoria da República no Município de Maringá e Ministério Público do Trabalho – Procuradoria Do Trabalho No Município de Maringá para que IAP - Instituto Ambiental do Paraná “se abstenha de licenciar empreendimento ou unidade de incineração e/ou de valorização/recuperação energética de resíduos sólidos urbanos oriundos da coleta domiciliar convencional no âmbito do Município de Maringá ou região, no intuito de cumprir sua missão de ‘proteger, preservar, conservar, controlar e recuperar o patrimônio ambiental, buscando melhor qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável com a participação da sociedade’” (Missão e Atribuições do Instituto Ambiental do Paraná – http://www.iap.pr.gov.br.) Essa recomendação tornou-se pública no dia 22 de março de 2012.

4 – Na condição de líderes espirituais das principais tradições religiosas presentes em Maringá, desafiaremos os integrantes de nossas comunidades a exercerem a cidadania plena e autônoma, orientando-os a que busquem o maior número de informações possíveis sobre esse tema.

5 – Nomearemos observadores para acompanhar as discussões e ações do Fórum Intermunicipal Lixo e Cidadania, Maringá, Sarandi e Paiçandu.

Por compreendermos que não haverá paz no mundo sem que as religiões exerçam além de funções espirituais, também suas obrigações sociais, isto é, fé com responsabilidade social, é que como membros do Grupo de Diálogo Inter-religioso de Maringá subscrevêmo-nos:

BAHÁ'Í: Dra. Mahasti Sahihi de Macedo
BUDISTA: Monge Eduardo Ryoho Sasaki
CANDOMBLÉ: Sra. Maria de Lourdes Nascimento [Yalorixá Sandiá]
CATÓLICO: Dom Anuar Battisti
EVANGÉLICO: Rev. Dr. Robert Stephen Newnum
MUÇULMANO: Sheikh Abdelbagi Osman
UMBANDISTA: Sra. Marilza Martins de Paiva

Para refletir

"Cada pessoa que passa em nossa vida, passa sozinha, é porque cada pessoa é única e nenhuma substitui a outra! Cada pessoa que passa em nossa vida passa sozinha e não nos deixa só porque deixa um pouco de si e leva um pouquinho de nós. Essa é a mais bela responsabilidade da vida e a prova de que as pessoas não se encontram por acaso." (Charles Chaplin)