03 maio, 2012

5º Encontro Regional das Pastorais Sociais

Curitiba, 15 de abril de 2012

“É Graça Divina começar bem. Graça maior persistir na caminhada certa. Mas graça das Graças é não desistir nunca” (Dom Hélder Câmara)
Conforme calendário do Secretariado Regional da CNBB, convidamos para o 5º Encontro Regional das Pastorais Sociais:
DATA: 19 e 20 de maio (chegada à noite do dia 18/05)
INÍCIO: 09h00 do dia 19/05 - TÉRMINO: 12h00 do dia 20/05
LOCAL: Casa de Encontros Bom Pastor na cidade de Maringá
INVESTIMENTO: R$ 100,00 (R$ 50,00 por diária)
É nosso desejo avaliar a caminhada das Pastorais Sociais e, com elã missionário, abrir novas perspectivas nesse campo. Assessorados pelo Pe. Ari dos Reis da Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade da Justiça e da Paz, dialogaremos sobre a 5ª Semana Social Brasileira cuja temática é: “Estado para que e para quem!”.
Convidamos para este encontro:
- Os Coordenadores Diocesanos da Ação Evangelizadora (CDAEs);
- Os Assessores e Coordenadores diocesanos das pastorais sociais a seguir:
Pastoral da Criança, da Pessoa Idosa, do Menor, da Sobriedade, da Saúde, dos Migrantes, da Aids, Afro Brasileira, Carcerária, Operária, Povo de Rua, Indigenista, Pessoas com Deficiência, entre as quais a Pastoral dos Surdos.
- Os Assessores e Coordenadores diocesanos dos Organismos:
Cáritas, Comissão Pastoral da Terra (CPT), Conselho Diocesano de Leigos (CDL), Comunidades Eclesiais de Base (CEB’s), membros do Centro de Pesquisa e Apoio aos Trabalhadores (CEPAT) e da Casa da Juventude;
- Queremos dar um novo impulso à realidade social da Igreja do Paraná, por isso convidamos também o Coordenador Diocesano dos Presbíteros, dos Diáconos, representantes de Congregações e entidades que atuam no social, coordenadores de obras sociais dirigidas por institutos e movimentos.
Contamos com o apoio das dioceses subsidiando, ao menos em parte, as despesas para que as pessoas participem do encontro.
Solicitamos que sejam feitas as inscrições, na secretaria da CNBB, até o dia 10 de maio.
Na força do Cristo Ressuscitado permaneçamos firmes na fé e na caminhada profética junto aos mais vulneráveis de nossa sociedade.

Nosso abraço fraterno,
Pe. Mário Spaki
Secretário Executivo da CNBB - Regional Sul II
Dom Rafael Biernaski
Bispo Auxiliar de Curitiba e Secretário Geral da CNBB - Regional Sul II
Dom João Bosco B. Sousa
Bispo de União da Vitória e Presidente da CNBB - Regional Sul II

Campanha Nacional de Vacinação contra gripe

Começa no próximo sábado (5) a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Devem procurar os postos de saúde idosos com mais de 60 anos, crianças de 6 meses a menores de 2 anos, grávidas em qualquer período da gestação, indígenas e profissionais de saúde. Crianças que serão vacinadas pela primeira vez deverão tomar duas doses, com intervalo de 30 dias. Aquelas que já receberam uma ou duas doses da vacina no ano passado deverão receber apenas uma este ano. Os demais grupos deverão tomar dose única. 

O “vírus” permanente da corrupção

A corrupção é como um vírus, uma vez instalada, afeta as pessoas e se torna difícil exterminá-la.
De Norte a Sul do País, políticos protagonizam episódios lamentáveis que envergonham e indignam a sociedade. Leia a matéria publicada no Jornal Matéria Prima