12 maio, 2012

13 de maio de 1888 marcou oficialmente o fim da escravidão no Brasil

O dia 13 de maio de 1888 marcou oficialmente o fim da escravidão no Brasil através de uma lei assinada pela Princesa Isabel, durante uma viagem de Dom Pedro II ao exterior. Naquela oportunidade houve uma série de comemorações. Vários ex-escravos saíram às ruas comemorando o feito. É verdade que em várias regiões do país o trabalho escravo persistiu e só foi abolido no início do século XX.  Ainda nos dias de hoje, volta e meia a imprensa nos dá informações sobre a existência do trabalho escravo em várias regiões do país. O movimento negro resolveu comemorar a negritude no dia 20 de novembro, denominado Dia da Consciência Negra. Certo eles, pois, de fato, o 13 de maio foi uma data que ocorreu de “cima para baixo”, sem a participação dos principais interessados no tema, apesar de haver no Brasil um movimento abolicionista bem forte naquele período, principalmente nas cidades importantes do sudeste do país. O 13 de maio, entretanto, não deve ser esquecido. Ele tem um lugar de enorme importância na história desse país e do povo brasileiro.

Mais da metade das brasileiras são mães, afirma IBOPE

Uma pesquisa do IBOPE Media concluiu que 57% das brasileiras de 20 a 75 anos têm filhos. Dessas mães, 36% são chefes de família, 57% trabalham fora e 37% não são casadas e nem vivem com companheiros. O estudo ouviu 20.736 pessoas nas regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza, Brasília e nos interiores de São Paulo e das regiões sul e sudeste.
O estudo também revelou que a grande prioridade das mães é a educação dos filhos, que foi a resposta de 85% delas. Entre as entrevistadas, 67% disseram que criam seus filhos para o mundo, mas 61% garantem que vão sofrer quando os filhos forem embora de casa. Mais da metade das mães (56%) também admitem que é muito difícil dizer não aos filhos e 44% reconhecem que eles influenciam na hora das compras.